Inspirado livremente no clássico romance "O Duplo", do escritor russo Fiódor Dostoievski.
Uma versão anterior deste filme, também baseada no romance de Fiódor Dostoiévski, e também chamada de "O Duplo", chegou perto de ser feita pelo diretor Roman Polanski, em 1996. John Travolta faria o papel principal ao lado de Isabelle Adjani, John Goodman e Jean Reno, com o roteiro de Jeremy Leven. As filmagens aconteceriam em junho de 1996, em Paris. No entanto, poucos dias antes do início das gravações, Travolta deixou o projeto após uma discussão com Polanski sobre supostas alterações no roteiro e o filme entrou em colapso pouco tempo depois.
O tema do piano ao longo do filme, vem da canção "Der Doppelgänger" de Franz Schubert. As palavras para esta peça contam a história de um homem e seu irmão gêmeo do mal.
A primeira fala da personagem de Yasmin Paige, Melanie, é "Idiota!", O título de outro romance de Fiódor Dostoiévski, autor do romance no qual o filme se baseia.
Na cena estendida do "Tribunal Replicator Marshall", o membro central do tribunal do conselho Marshall é protagonizado por Laurence Fox, Filho de James Fox, que interpreta o Coronel.