Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Carlos Taiti Yaguinuma
34 seguidores
452 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 16 de março de 2024
Filme: Corações Sujos Assistido: 24-1-24 Elenco: @tsuyoshi_ihara @takakotokiwa_official @eduardomoscovisrj Shun Sugata, Kimiko Yo Modelo: #drama #suspense #fatoveridico Duração: 1h 48m Ano: 2011 Minha opinião: Minha opinião para este filme, terá uma opinião diferenciada, por ser descendente de japonês e que faz parte da historia dos imigrantes japoneses ao Brasil. Uma época onde milhares de japoneses vieram e estavam vindo acreditando que ficariam alguns anos e voltariam ao Japão enriquecidos e trabalhando para as fazendas de café e a grande maioria se estabeleceram no interior de São Paulo e no Paraná. E temos que lembrar que estamos falando de uma época que não existia internet e que a comunicação de hoje com o Mundo não tinha nada haver. E por isso que este caso ocorreu. Após o terminio da Segunda Guerra Mundial e a rendição do Japão aos Americanos, aqui no Brasil nas comunidades japonesas se dividiram em duas facções, os Katigumi e os Makigumis, ou aqueles que acreditavam que o Japão ganhou e os que acrditaram que perderam. E esta divisão de pensamentos levou a morte de muitos japoneses aqui no Brasil. E além disso havia também uma perseguição das policias locais. E temos como protagonista Tsuyoshi Ihara como aquele que fazia parte dos katigumis e liderado pelo cel. Watanabe, Eles e seus seguidores assassinaram muitos que não tinham a mesma crença. E temos também mais um filme que relata bem essa mesma época na série HAru e Natsu, que mostra a imigração japonesa no Brasil e relata este período também. Para mim foi muito bom conhecer esta historia que também não a conhecia, meus pais que são filhos de japoneses graças a Deus não passarm por estas situações, mas haviam ouvido falar. Um filme que realmente faz parte da historia do japoneses no Brasil. Roteiro e enredo relatam os ocorridos. Boas atuações dos atores. Parabéns. Vale apena assistir? Sim, não se trata aquele filme, mas como sou descendente ela metocou de forma diferente. Nota: 8
Quando fui apresentado no início do filme à história a zona de tensão entre os imigrantes japoneses no Brasil ao final da WWII, pois muitos ainda acreditavam que a guerra havia sido ganha pelo lado nipônico fiquei extremamente entusiasmado, principalmente por dois motivos: 1) se tratar de um primeiro movimento do Cinema Nacional de resgatar o passado histórico e exorcizar seus demônios e 2) pelo tratamento aparentemente dedicado da produção, que utiliza o japonês como idioma-base, desafiando uma realidade crescente de salas populares que priorizam a comodidade da dublagem em detrimento à mutilação da sétima arte.
O grande problema é o ritmo do filme que é bastante irregular. Começa lento, e demora muito pra engrenar, e quando finalmente vc está envolvido com a história, ele acaba de forma abrupta.Alguns pontos não são bem desenvolvidos, como o fato do preconceito sofrido pelos japoneses, que eram proibidos de se reunir, falar japonês, mas acaba parando no meio do caminho.
Corações Sujos,talvez seja um dos mais difíceis filmes já produzidos no Brasil.Porque une uma história agradável e real.E ainda junta o elenco de nacionalidade diferentes pra tentar viver em harmonia.Brasileiros e japoneses passam a chamar atenção com comportamentos totalmente diferentes.Ambos com o máximo de patriotismo.O diretor austríaco Vicente Amorim,já viveu bons momentos na direção.Indo e vindo em países e gêneros.Dirigiu aqui também,O Caminho da Nuvens ,e logo após se arriscou a dirigir Vigo Mortensen e companhia,em Um Homem Bom.É claro que em Corações Sujos,ele aposta mas em conflitos internos mesmo,e valoriza o elenco,com gestos e atitudes que mudam o filme constantemente.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade