Nicole Kidman foi a primeira atriz escolhida para o papel principal de Ninfomaníaca. Esta deveria ser a segunda vez que ela trabalharia com Lars Von Trier, após Dogville. No entanto, Kidman não estava mais disponível na data prevista para as filmagens, e foi substituída por Charlotte Gainsbourg - que também já tinha trabalhado com o cineasta, em Anticristo e Melancolia.
Ninfomaníaca é o último capítulo da "Trilogia da Depressão" dirigida por Lars Von Trier. Os filmes anteriores foram Anticristo (2009) e Melancolia (2011).
Inicialmente, Ninfomaníaca deveria ter duas versões completamente diferentes. Uma delas teria cenas de sexo explícito, e a outra, não. No final, o cineasta e os produtores decidiram divulgar uma versão só, dividida em dois capítulos, por causa da longa duração do material. Mesmo assim, em diversos países (como o Brasil), o drama foi divulgado com cortes em algumas cenas de sexo.
Como já tinha feito em outros filmes, como Os Idiotas (1997) e Anticristo (2009), Lars von Trier usou cenas de sexo explícito em Ninfomaníaca. No entanto, as imagens de penetração foram feitas com atores de filmes pornográficos.
Este é o nono filme em que o ator Udo Kier trabalha com o cineasta Lars von trier.
As filmagens de Ninfomaníaca ocorreram entre os dias 28 de agosto e 9 de novembro, na Alemanha e na Bélgica.
O trailer de Ninfomaníaca, contendo cenas de sexo explícito, foi exibido acidentalmente antes de uma sessão da animação infantil Frozen - Uma Aventura Congelante na cidade americana de Tampa.
Em fevereiro de 2014, o Festival de Berlim exibirá pela primeira vez a versão integral e sem cortes de Ninfomaníaca, com 5h30 de duração.