Guilhermo Del Toro, tinha tudo pra fazer mais um filme de "susto", um "terror grátis", mas a genialidade desse mestre do cinema é exibida em sua plena forma nesse filme. Mama nos mostra diferentes técnicas de filmagem, todas elas muito bem encaixadas diga-se de passagem sem ficar nem artificial, nem mesmo forçado, como leves tremidas na camera, cenas em flash, cameras digitais(que em algumas cenas dão um realismo assustador). Guilhermo também inova fazendo de um filme de terror, um filme de pura reflexão a altura de um "Lés Miserables", quem for assistir tenha uma coisa em mente cada cena, cada fala é importante, Del Toro ao invés de colocar "easter eggs" físicos os coloca de forma emocional, depois do filme, com um tanto de reflexão você irá percebe-los. Mas se você já assistiu e não percebeu aqui vai ***ATENÇÃO SPOILERS A PARTIR DAQUI***:
1. Mama é um personagem extremamente complexo, mas não se iluda, Mama não é a vilã da trama, seria mais um ser protetor que adotou aquelas crianças e as protegeu como filhas, tanto que ela só mata quem não queria o bem das meninas, como o psiquiatra que queria explorá-las, a tia que nunca ligou pra achá-las, o pai que queria matá-las, mas ela não mata mesmo podendo faze-lo nem o tio, nem a Annabel isso fica claro no final quando ela percebendo o amor de Annabel pelas crianças a põe pra dormir várias vezes, mas não mata mesmo sendo pra ela extremamente fácil faze-lo.
2. Mama não leva a mais velha, pois percebe que desde o começo que a mais velha não era sua filha por direito, diferente da mais nova, a genialidade vem de mesmo sendo irmãs inseparáveis a filha mais nova era realmente filha da Mama e Victória não. isso fica claro em dois "easter eggs emocionais" deste gênio chamado Guilhermo Del Toro.
2a. No primeiro logo no começo do filme mostra Victória com uma posição critica e articulada perante o pai que corria muito, isto mostra que Victória já chega na floresta como um "ser pensante", diferente de sua irmã que aprende tudo da vida com a Mama.
2b. Victória não vê as reais intenções do pai quando Mama a salva, mas sua irmã vê tudo, por isso essa lealdade maior a Mama, a irmã mais nova viu que o pai queria matar a Victória mas Victória não viu, ela apenas viu uma criatura que matou seu pai.
O que ficou mal explicado e muita gente pode não ter entendido pelo diretor não querer dar ênfase a essa parte seria o motivo do Pai de ter matado a Mãe, o sócio, e as filhas, eu entendi que foi pela crise financeira que o cara surtou, mas se bem me recordo o Psiquiatra procurava um elo de ligação entre a cabana e a casa onde vivia os pais das meninas, fica ai um espaço pra um segundo filme se for esse o caso? Espero que não continuações são porcarias, nenhuma história deveria ser contada em mais de um filme. Se você viu mais algum "easter egg emocional" poste aqui.