Minha conta
    O Doador de Memórias
    Média
    4,2
    1597 notas
    Você assistiu O Doador de Memórias ?

    127 Críticas do usuário

    5
    34 críticas
    4
    28 críticas
    3
    39 críticas
    2
    20 críticas
    1
    2 críticas
    0
    4 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Assu Broussard
    Assu Broussard

    1 seguidor 15 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 24 de setembro de 2024
    Através de uma proposta ousada, O doador de memórias cativa e surpreende. Não é bem uma trama de ficção científica, mas se encaixa bem numa história distópica. Não que o filme se prenda a um rótulo. Ele quebra o molde e sai do conformismo, o que é algo bom. Tem pitadas de inovação apreciáveis. Mas, ainda assim, parece uma trama restrita, imaginativa e inabitual, porém mal explorada, talvez pela curta duração da obra. Isso pode parecer um paradoxo, mas funciona a favor do filme. Uma distopia encantadora, abordando temáticas profundas de um jeito inventivo, o filme vai longe, mas algumas de suas nuances são rasas. Podemos dizer que nesse caso a distopia se sobressai, convidando a uma reflexão sutil sobre a natureza da humanidade, incidindo em certas problemáticas que não chegam a caracterizar o gênero, superando suas restrições criativas com boas doses de ação e suspense. É uma distopia convincente que nos conduz por uma jornada memorável de maneira a ultrapassar as expectativas habituais para o gênero.
    Jordania monte
    Jordania monte

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 23 de novembro de 2019
    Gostei do filme, ele faz reflexões sobre o mundo em que vivemos, um mundo com sofrimento e dor. Jonas, personagem principal, vive em um mundo criado artificialmente no qual não há dor, mas também não há emoções positivas como amor. O filme propõe refletirmos se valeria a pena eliminar a dor que vivemos neste mundo de guerras, fome, ganância, egoísmo e não termos as emoções boas. spoiler: Um mundo "perfeito" nos pouparia de sofrer, mas também nos roubaria a alegria de viver, o sentir, o sabor, etc. Acredito que o filme quis passar que, apesar de vivermos em um mundo maluco, é ele que temos e é nele que devemos cultivar emoções boas com quem convivemos. Eliminar a dor, tiraria o brilho que a vida tem, já apreciar a vida, mesmo com seus percalços nos faz humanos, ou seja, imperfeitos, falhos, mas que sentimos o real, a vida, mesmo com suas dificuldades e injustiças. Perfeição, na minha opinião, só existirá no céu, mas lá, ao contrário do mundo perfeito do filme, lá haverá alegria e a dor cessará. Só uma Inteligência superior poderia fazer isso.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

    1.029 seguidores 481 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 19 de abril de 2019
    "Nunca vi uma obra retratar tão bem um viés ideológico, como o Doador de Memórias"

    Chega a emocionar, e nos faz refletir como o governo totalitário e Neofascista é prejudicial e danoso a sociedade.

    Essa adaptação literária está de parabéns!
    Maura Lucia L
    Maura Lucia L

    1 seguidor 2 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 30 de janeiro de 2019
    Eu achei ótimo esse filme. Dentro do que ele propõe foi perfeito. A trama é bem envolvente e te prende até o final, e não deixa a desejar.
    Ryan
    Ryan

    436 seguidores 337 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 23 de agosto de 2018
    Amei, intenso do começo ao fim, o filme te faz refletir, questionar e principalmente pensar, conseguimos sentir um sentimento único em coisas que tornaram-se banais, refletimos sobre a sociedade e o mal que a consome.
    Recomendo a todos, me arrependi de não ter assistido antes, mas me surpreendeu muito.
    Cenário, atuações, enredo perfeitos!
    ldzsantos
    ldzsantos

    344 seguidores 236 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 15 de setembro de 2017
    Obra prima. Um ótimo filme que tenta em uma forma diferente o motivo de termos sentimentos, e motivo que da a vida de não querer fugir da dor. Simplesmente sensacional e emocionante a ponto de nos fazer pensar. Um filme que tras algo muito alem de uma historia, tras algo muito alem de um enredo, e sim tras uma bela lição de vida.
    Juliana S.
    Juliana S.

    1 seguidor 2 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 6 de julho de 2017
    Filme sem final pra mim é uma perda de tempo. Ele pode ser ótimo o filme inteiro, não tem final, nota zero. Autor que escreve todo um filme e não escreve o final é um bosta. Mesmo que o filme terá continuação, deve mostrar um final adequado, não precisa ser tudo feliz, apenas mostrar um final.
    Hedgar H.
    Hedgar H.

    3 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 27 de maio de 2017
    o Filme prende quem vê,mais é muito superficial a história poderia ser mais elaborada,poderiam ter algo a mais,mas mesmo assim é razoável vale a pena ver.
    Fernanda Silveira
    Fernanda Silveira

    50 seguidores 105 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 15 de maio de 2017
    Filme estilo adolescente, história diferenciada, sem grandes surpresas, mas um bom filme de entretenimento. Ideia bacana de roteiro.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

    28.205 seguidores 1.122 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 1 de abril de 2017
    A ideia mais interessante por trás deste filme é usar a analogia de cores para exemplificar por que uma vida em uma sociedade igualitária é como uma vida preto e branca fosca, enquanto uma vida desigual, cheio das nuâncias, dores e prazeres dos seres humanos “de verdade” é uma vida cheia de cores e luz. Infelizmente, essa analogia não apenas está errada como é mal empregada no próprio filme, e nos tenta fazer acreditar que nosso conhecimento sobre cores vem das nossas memórias (como se bebês não soubessem o que são cores ou herdassem memórias de seus pais). E isso é apenas a ponta do iceberg em um filme que tenta criar uma alegoria ambiciosa demais a respeito de uma distopia que mistura de maneira fragilizada Admirável Mundo Novo, THX e até “Brazil: O Filme”. Bom, não é sempre que se pode bancar Aldous Huxley e não levar na cara por sua petulância.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top