Último filme feito por Philip Seymour Hoffman.
Consagrado por seus livros de espionagem e autor da obra na qual o filme é baseado, John Le Carré trabalhou para os órgãos de inteligência britânica MI5 e MI6 nos anos 50 e 60, tempo em que morou na Alemanha. Em Hamburgo, onde o filme é ambientado, ele atuou como cônsul e agente. Le Carré também morou na capital alemã, e no período em que o Muro de Berlim estava sendo erguido.
Um dos produtores do filme é Stephen Cornwell, filho de John Le Carré, autor do livro em que o filme é baseado. Poucos sabem, mas o nome real do ex-espião Le Carré é David Cornwell (nome completo; David John Moore Cornwell).
Três das atrizes de maior sucesso da atualidade foram consideradas para o papel de Annabel Richter; Amy Adams, Carey Mulligan e Jessica Chastain. Richter acabou sendo interpretada por Rachel McAdams, que se preparou bastante para o papel e aprendeu um sotaque alemão para interpretar a personagem.
A obra de John le Carré "A Most Wanted Man" é baseado na vida real de Murat Kurnaz, um cidadão turco mulçumano e residente legal da Alemanha que foi preso no Paquistão no final de 2001, e com o conhecimento do governo alemão incarcerado pela rendição extraordinária (aka rendição irregular) na base militar americana, no Kandahar, Afeganistão e no campo de detenção de Guantanamo Bay, na base naval de Guantanamo Bay, em Cuba por cinco anos.
O diretor Anton Corbijn pode ser visto em uma pequena participação de cerca de um segundo. Durante uma conferência de imprensa mostrado em uma tela de TV, ele senta-se ao lado de Homayon Ershadi (Abdullah).
Um mini-documentário de nove minutos de John le Carré falando sobre o livro no Southbank Centre foi lançado em 22 de julho de 2008. O curta foi feito por Simon Channing Williams, que produziu a adaptação cinematográfica de de le Carré, O Jardineiro Fiel (2005).
Rachel McAdams na preparação para seu papel em "O Homem Mais Procurado" aprendeu a fazer sotaque alemão para sua personagem Annabel Richter.
O livro "A Most Wanted Man" é o vigésimo primeiro romance do autor John le Carré.
Este filme foi gravado em várias locações em Hamburgo, Alemanha, onde o romance de John le Carré está centralizado.
Este filme foi feito e lançado cinco anos após a publicação do livro em que foi baseado.
John le Carré: homem barbudo de cabelos brancos na cena do bar, quando Bachmann intervém em uma luta.
O carro que Guenther Bachman dirige no filme, um Mercedes W-126 S, tem uma cor verde metálica típica dos anos 80. No final, o Merc parece ter "perdido" um dente em um pára-choque, bem como ter mudado de cor para azul metálico. Conhecer as habilidades fotográficas de Anton Corbijn, isso pode ser uma questão de iluminação.