A trama de Um Final de Semana em Hyde Park se passa no ano de 1939, quando o Reino Unido se preparava para entrar em guerra contra a Alemanha e esperava pelo apoio norte-americano. George VI foi o primeiro monarca britânico a fazer uma visita aos Estados Unidos, sob o comando do presidente Franklin D. Roosevelt.
Para escrever Um Final de Semana em Hyde Park, o roteirista Richard Nelson se inspirou nos diários de Daisy Suckley, que detalhavam seu relacionamento amoroso com o presidente Franklin D. Roosevelt.
No fim dos anos 1980, o roteirista Richard Nelson visitou a propriedade da família de Daisy Suckley pouco tempo antes da sua morte.
Bill Murray viajou para a Inglaterra em busca de inspiração para o seu personagem. Ele entrou em contato com representantes da fundação britânica contra o pólio para entender melhor a doença.
Este é o terceiro filme em três anos a trazer o Rei George VI como personagem. Em 2010 ele foi interpretado por Colin Firth em O Discurso do Rei. Em 2011, no filme W.E. - O Romance do Século ele ganhou vida através do ator Lawrence Fox e nesta produção é interpretado por Samuel West.
O famoso piquinique representado em Um Final de Semana em Hyde Park conta com um menu composto por salada verde, bolo de morango e cachorro-quente.