Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
The Hollywood Reporter
por Sheri Linden
Bem executado, mas é pior do que parece. [...] Construído para a ação, como seu personagem do título, o filme embala um soco musculoso e sangrento, e, mais do que isso, é divertido.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cinema com Rapadura
por Diogo Rodrigues Manassés
Há no longa uma fixação pelo assassinato que se torna cansativa. Todos os problemas do mundo são resolvidos através da morte de alguém. Outra insistência reside no mantra de Hurley em “não levar para o pessoal”, o que ele não segue, ensinando para seus pupilos, que também não seguem. A coerência passa longe.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
New York Times
por A.O. Scott
O filme, dirigido por Michael Cuesta a partir de um roteiro escrito por uma equipe de roteiristas [...], mostra mais habilidade do que personalidade.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Télérama
por Frédéric Strauss
Ao emprestar escancaradamente as melhores fórmulas do cinema de ação, este filme assumidamente convencional adquire a aparência de um produto B simpático.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Escolhas de elenco nada sábias para os dois protagonistas. Desenvolvimentos de enredo cada vez mais absurdos [...] Ciência duvidosa sobre a potência de uma ogiva nuclear. Psicologia pop intelectualmente preguiçosa, que pesa muito os problemas parternais, como motivação do personagem.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Não gosto muito de resumir histórias, já dá para ter uma ideia boa de que tipo de ação e passatempo é o filme. Que é competente dentro da proposta [...] Mas já em cenas com Keaton e Kitsch dá sinais de que está no caminho do machismo! Fãs fiquem atentas!
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen Rant
por Sandy Schaefer
O’Brien consegue trazer um bom aspecto físico e carisma ao papel. [...] "O Assassino: O Primeiro Alvo" prioriza as cenas de ação ao desenvolvimento narrativo ou criação dos personagens e temas.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
Cineweb
por Alysson Oliveira
Como é normal no gênero, nada faz muito sentido, tudo soa como um pretexto barato para trocas incessantes de tiros e jorros de sangue – especialmente dos inimigos dos EUA, que, aliás, mais uma vez (como não?) salvam o mundo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Lathan e Keaton fazem o que podem para dar alguma credibilidade ao projeto. Se não saem chamuscados da experiência, suas boas atuações ficam no vazio diante de tantas reviravoltas esquisitas que o filme apresenta.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Ruy Gardnier
Uma patriótica intriga de muita correria, perseguição de carro, tiroteios, luta corporal e tortura em que a geopolítica caricata culpa árabes e persas por todos os males do mundo e coloca a bravura norte-americana como grande salvadora.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Observatório do Cinema
por Juca Claudino
A previsibilidade da ação soa insultante, e as falas de tão clichê e prototípicas soam jocosamente artificiais. O sentimentalismo do longa é forçado por atos aleatórios, mal justificados e desnecessários.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Preview
por Mariane Morisawa
"O Assassino" usa as ameaças reais do mundo à nossa volta para criar um herói que não segue as regras, verdade, mas ainda assim um herói. Por mais que tente equilibrar o tom “u-hu, América”, não é completamente bem-sucedido.
A crítica completa está disponível no site Preview
Variety
por Amy Nicholson
O'Brien poderia crescer em seu papel [...], já que brilha nas raras cenas onde ele mostra sua personalidade [...] Seria mais divertido para assistir os três atores trocarem histórias de guerra, bebendo cervejas [...] especialmente quando seu pior inimigo é o machismo que induz o roteiro ao coma.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Pedro Tavares
Viagem desconfortável ao cinema de ação. [...] Da mise en scène ao formalismo, a impressão é que Cuesta entrou no piloto automático e que este é só mais um longa a toque de caixa após sua inserção no mercado cinematográfico americano.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Critikat.com
por Alain Zind
O roteiro se preocupa com o atentado apenas como instrumento dramático e emocional, afim de aumentar os perigos em jogo. [...] Ao estilizar a morte e o horror, Michael Cuesta sem dúvidas ultrapassa os limites da decência.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
O Globo
por Mário Abadde
Fica claro que o tema proposto pelo diretor espanhol Luis Prieto é demonstrar como o amor de mãe pode ser incomensurável. Só que Prieto acredita que, para isso, basta colocar uma garçonete protagonizando manobras dignas de Ayrton Senna.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Guardian
por Mike McCahill
O diretor Michael Cuesta [...] talvez tenha chegado a conclusão que há mais dinheiro ao se tornar um Michael Bay reserva, mas seus movimentos escolhidos aqui são bruscos devido ao uso excessivo.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
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The Hollywood Reporter
Bem executado, mas é pior do que parece. [...] Construído para a ação, como seu personagem do título, o filme embala um soco musculoso e sangrento, e, mais do que isso, é divertido.
Cinema com Rapadura
Há no longa uma fixação pelo assassinato que se torna cansativa. Todos os problemas do mundo são resolvidos através da morte de alguém. Outra insistência reside no mantra de Hurley em “não levar para o pessoal”, o que ele não segue, ensinando para seus pupilos, que também não seguem. A coerência passa longe.
New York Times
O filme, dirigido por Michael Cuesta a partir de um roteiro escrito por uma equipe de roteiristas [...], mostra mais habilidade do que personalidade.
Télérama
Ao emprestar escancaradamente as melhores fórmulas do cinema de ação, este filme assumidamente convencional adquire a aparência de um produto B simpático.
Chicago Sun-Times
Escolhas de elenco nada sábias para os dois protagonistas. Desenvolvimentos de enredo cada vez mais absurdos [...] Ciência duvidosa sobre a potência de uma ogiva nuclear. Psicologia pop intelectualmente preguiçosa, que pesa muito os problemas parternais, como motivação do personagem.
Rubens Ewald
Não gosto muito de resumir histórias, já dá para ter uma ideia boa de que tipo de ação e passatempo é o filme. Que é competente dentro da proposta [...] Mas já em cenas com Keaton e Kitsch dá sinais de que está no caminho do machismo! Fãs fiquem atentas!
Screen Rant
O’Brien consegue trazer um bom aspecto físico e carisma ao papel. [...] "O Assassino: O Primeiro Alvo" prioriza as cenas de ação ao desenvolvimento narrativo ou criação dos personagens e temas.
Cineweb
Como é normal no gênero, nada faz muito sentido, tudo soa como um pretexto barato para trocas incessantes de tiros e jorros de sangue – especialmente dos inimigos dos EUA, que, aliás, mais uma vez (como não?) salvam o mundo.
Folha de São Paulo
Lathan e Keaton fazem o que podem para dar alguma credibilidade ao projeto. Se não saem chamuscados da experiência, suas boas atuações ficam no vazio diante de tantas reviravoltas esquisitas que o filme apresenta.
O Globo
Uma patriótica intriga de muita correria, perseguição de carro, tiroteios, luta corporal e tortura em que a geopolítica caricata culpa árabes e persas por todos os males do mundo e coloca a bravura norte-americana como grande salvadora.
Observatório do Cinema
A previsibilidade da ação soa insultante, e as falas de tão clichê e prototípicas soam jocosamente artificiais. O sentimentalismo do longa é forçado por atos aleatórios, mal justificados e desnecessários.
Preview
"O Assassino" usa as ameaças reais do mundo à nossa volta para criar um herói que não segue as regras, verdade, mas ainda assim um herói. Por mais que tente equilibrar o tom “u-hu, América”, não é completamente bem-sucedido.
Variety
O'Brien poderia crescer em seu papel [...], já que brilha nas raras cenas onde ele mostra sua personalidade [...] Seria mais divertido para assistir os três atores trocarem histórias de guerra, bebendo cervejas [...] especialmente quando seu pior inimigo é o machismo que induz o roteiro ao coma.
Cineplayers
Viagem desconfortável ao cinema de ação. [...] Da mise en scène ao formalismo, a impressão é que Cuesta entrou no piloto automático e que este é só mais um longa a toque de caixa após sua inserção no mercado cinematográfico americano.
Critikat.com
O roteiro se preocupa com o atentado apenas como instrumento dramático e emocional, afim de aumentar os perigos em jogo. [...] Ao estilizar a morte e o horror, Michael Cuesta sem dúvidas ultrapassa os limites da decência.
O Globo
Fica claro que o tema proposto pelo diretor espanhol Luis Prieto é demonstrar como o amor de mãe pode ser incomensurável. Só que Prieto acredita que, para isso, basta colocar uma garçonete protagonizando manobras dignas de Ayrton Senna.
The Guardian
O diretor Michael Cuesta [...] talvez tenha chegado a conclusão que há mais dinheiro ao se tornar um Michael Bay reserva, mas seus movimentos escolhidos aqui são bruscos devido ao uso excessivo.