O título original em inglês ("the place beyond the pines" - o lugar além dos pinheiros) é uma tradução aproximada ao significado da palavra dos nativos norte-americanos Schenectady, que dá nome à cidade onde se passa o filme. O título que o filme recebeu no Brasil não chega a atrapalhar, mas é vago demais para dar uma simples ideia do que possa tratar o filme. Às vezes é melhor não sabermos nada ou quase nada sobre o filme, o que realça o impacto da história. Para mim, aconteceu com O Lugar Onde Tudo Termina que mesmo já tendo lido bastante sobre o filme, ele mesmo assim me surpreendeu.
A história se divide nitidamente em 3 partes, mas não há uma desconexão entre elas, apenas um longo lapso no tempo entre a segunda e a parte final. Na primeira parte, a trama é focada na história de Luke. A segunda parte, a partir do encontro que o acaso proporciona entre Luke e o policial Avery, passamos a acompanhar a história do último. E na terceira parte, que se passa 17 anos após, ela é focada na história dos filhos dos 2. É uma sacada bem inteligente da trama, pois é bem rotineiro filmes que entrelaçam várias histórias, no tempo e espaço, para depois tentar uni-las ao final. Neste filme, a história é na verdade linear, apenas o filme deixa de focar num determinado personagem que vinha sendo até então o principal para acompanhar outro. É claro que todos estão conectados, ou passarão a estar ao longo do filme, por essas coincidências e acasos que acontecem na vida.
Sem sombra de dúvidas, O Lugar Onde Tudo Termina tem um dos melhores roteiros originais do cinema independente americano nos últimos anos. A história é tão boa e desenvolvida no ritmo certo que pode parecer a princípio ter sido baseada em algum livro ou outro material pré-existente. As personagens são bem delineadas e o filme evita totalmente os clichês. Seria diminuir o filme chamá-lo de filme policial (embora um dos personagens principais seja um policial - e outro, um ladrão de bancos) ou mesmo de thriller. O Lugar Onde Tudo Termina é acima de tudo um drama, com pretensões de discutir assuntos como a paternidade e suas responsabilidades, e as consequências irreversíveis e inimagináveis de nossos atos - a curto, médio e longo prazo.
No seu terceiro filme, após a recepção calorosa da crítica ao seu Namorados Para Sempre, Cianfrance renova a impressão que é um diretor ambicioso, buscando renovar e inovar em gêneros aparentemente desgastados. Se em Namorados..., mesmo enfocando o relacionamento de um casal, ele conseguia escapar dos clichês das comédias e filmes românticos, com este O Lugar... Cianfrance dá profundidade a uma história que poderia cair no banal dos filmes de ação ou policiais, em que não há uma dimensão humana para as personagens.
Além da própria estrutura do roteiro e sua evidente (e elogiável) falta de pressa em contar a história, o diretor se cercou de dois dos melhores e mais promissores atores americanos da sua geração: Ryan Goslin (que já trabalhara com ele em Namorados...) e Bradley Cooper, que depois de ficar conhecido do grande público com a franquia Se Beber, Não Case tem apostado em trabalhos não-óbvios e até arriscados para sua carreira. Os dois estão muito bem no filme, além dos coadjuvantes, com destaque para o sempre eficiente Ray Liotta e os atores Cohen e Dehaan, que interpretam os filhos adolescentes de Luke e Avery.
O filme tem também excelentes qualidades técnicas de montagem, fotografia e trilha sonora. Se você é muito perfeccionista poderá se importar com um pequeno (e pra mim, insignificante) detalhe: as personagens Romina, Luke, Avery e Robin, que atravessam a trama num período de 17 anos, parecem não ter envelhecido. Mesmo que este represente um certo descuido da produção, ainda prefiro assim do que filmes que "envelhecem" exageradamente os atores, com pesadas e às vezes não muito competentes maquiagens. Se você, como eu, acredita que um bom filme é acima de tudo uma boa história bem contada, bem dirigida e bem interpretada pelos atores principais, este único "defeito" do filme passa batido, de tão irrelevante frente às qualidades maiores de O Lugar Onde Tudo Termina.