ParaNorman foi feito seguindo a técnica do stop-motion, onde os bonecos são fotografados em sequência, com cada um deles tendo pequenas diferenças em relação ao outro para que o espectador tenha a sensação de movimento.
Para as filmagens foram costruídos 28 bonecos de corpo inteiro de Norman e cerca de 8.800 rostos diferentes. Com isso era possível criar aproximadamente 1,5 milhão de expressões faciais com o personagem.
Os rostos dos bonecos e outras partes móveis foram criados em uma impressora 3D colorida. Cerca de 31 mil partes individuais de rostos foram impressas para as filmagens. Esta foi a primeira vez que este método foi utilizado em um longa-metragem de animação em stop-motion.
O cabelo de Norman tem 275 espetos, feito principalmente com pelo de cabra grudado em cola quente, gel, tecido, supercola, adesivo, linha e arame. Após concluído, foi finalizado à mão com tinta e tintura para cabelos humanos.
Foram criados cerca de 31.600 adereços apenas para o personagem Norman.
O menor adereço criado com partes móveis foi o borrifador de perfume da mãe de Norman, usado no furgão para espantar o zumbi Juiz. Ele foi feito de latão e então cromado, para ter a aparência de aço escovado, mede 5/8 de polegada e tem 1/8 de polegada de diâmetro, com um bocal de 1/16 de polegada de diâmetro.
Foram necessários de três a oito meses para criar um novo personagem do início ao fim, excluindo a fase de testes e de desenhos.
Foram feitas 8 versões diferentes da van: duas para as cenas externas, duas para as internas, duas para a sequência do capotamento e mais duas com metade do tamanho das demais, para tomadas de longa distância.
Mais de 900 metros de estradas do interior foram criadas com compensado reciclado e cobertas com três tipos diferentes de tinta. Além disto, 2.000 árvores foram criadas com lascas de papelão para criar as florestas do filme. Se fossem colocadas em linha reta, estas árvores teriam mais 2 km de comprimento.
A sequência do banheiro, quando Norman é procurado pelo fantasma do sr. Prenderghast, levou um ano para ser filmada.
Mais de 250 faces diferentes foram usadas em um só personagem para criar uma cena que dura apenas 27 segundos.
ParaNorman é dos mesmos criadores de Coraline e o Mundo Secreto (2009).