Era uma Vez na América é a última parte da trilogia feita pelo diretor Sergio Leone sobre a América. Os demais filmes foram Era uma Vez no Oeste (1960) e Quando Explode a Vingança (1972).
Este é o 2º de 6 filmes em que Robert De Niro e Joe Pesci atuam juntos. Os demais foram Touro Indomável (1980), Os Bons Companheiros (1990), Desafio no Bronx (1993), Cassino (1995) e O Bom Pastor (2006).
O diretor Sergio Leone aparece em uma pequena ponta, interpretando um vendedor de bilhetes na estação de ônibus.
A versão de Era uma Vez na América exibida nos cinemas americanas tinha apenas 139 minutos, cerca de uma hora e meia a menos que a versão completa do filme. Após muitos protestos do público e da crítica especializada, o filme chegou a ser exibido na TV a cabo norte-americana em uma versão de 192 minutos. Já em vídeo foi lançada uma versão um pouco maior, com 227 minutos.
Em entrevista dada em novembro de 1998, o filho do diretor Sergio Leone declarou que a Warner Bros e a Regency solicitaram a ele material extra para reeditar e lançar nos cinemas uma versão de Era uma Vez na América de 250 minutos, que seria a idéia original de Sergio Leone. Até o momento não se tem notícias sobre quando esta nova versão será lançada.
GLOBO DE OURO
1985
Indicações
Melhor Diretor - Sergio Leone
Melhor Trilha Sonora
BAFTA
1985
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Melhor Figurino
Indicações
Melhor Diretor - Sergio Leone
Melhor Atriz Coadjuvante - Tuesday Weld
Melhor Fotografia