Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Depois que o público brasileiro teve um contato com a mente inventiva de Burton, na exposição de seus trabalhos em São Paulo no começo do ano, é bom ver o cineasta voltar à sua melhor forma.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] "O Lar das Crianças Peculiares" se perde um pouco em seu clímax ao render-se a sequências de ação burocráticas e a confrontos frágeis, mas ainda assim é suficientemente competente em seus dois primeiros atos para despertar a vontade de voltarmos a visitar seu universo...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Revista Interlúdio
por Wellington Sari
Mesmo visualmente parece haver influências “de fora”: difícil não lembrar de "X-Men", "Harry Potter" e de "Resident Evil" (na caracterização dos monstros, em específico). Essa “contaminação” parece dar ao diretor um ímpeto maior em realizar bem aquilo que é considerada sua marca.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
The Guardian
por Jordan Hoffman
[...] temos aqui a diversão de ver poderes mágicos esquisitos misturados com um elemento de repetição temporal. Adicione a marca visual e a autoria de Tim Burton e o resultado é uma fórmula extremamente agradável.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
CineClick
por Iara Vasconcelos
"O Lar Das Crianças Peculiares" talvez não faça jus ao livro – mas quase nenhuma adaptação faz – entretanto consegue resgatar um espírito de aventura e camaradagem que era bastante comum nos clássicos infanto-juvenis da década de 80, como "Os Goonies" e "De Volta Para O Futuro".
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
"O Lar das Crianças Peculiares" acerta em cheio o alvo para os fãs de fantasia e este tipo de material. É engraçado, mantém um ritmo bom de aventura e não destoa no tom. A maior acusação que poderá receber é justamente não ter a cara de um filme de Tim Burton.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Tim Burton faz aqui algumas referências a trabalhos pregressos, das conceituais, no que tange à utilização do medo como instrumento lúdico, às práticas, como no passeio da câmera pelo jardim repleto de esculturas vivas, ocasião em que é difícil não recordar "Edward Mãos de Tesoura" (1990).
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Quarto Ato
por Gustavo Nery
"O Lar das Crianças Peculiares" é uma produção que consegue entregar suas propostas, sendo o divertimento do público a principal delas. Pode não satisfazer alguns espectadores mais exigentes (em especial os leitores do conteúdo original), mas atende a seu potencial de fantasia e aventura...
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Almanaque Virtual
por Raíssa Rossi
Os maiores problemas de “O Lar das Crianças Peculiares” são o mau aproveitamento do elenco, com Judi Dench vivendo uma personagem quase insignificante, a má construção e pouco aprofundamento dos principais personagens: Jake, Senhorita Peregrine e Abe.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinemascope
por Domitila Gonzalez
Se considerado como uma obra independente, livremente inspirada nos livros de Ransom Riggs, "O Lar das Crianças Peculiares" cumpre o que se propõe: um filme gostosinho sobre diferenças, evidenciando-as positivamente de um jeito bacana.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Alysson Oliveira
O resultado parece, realmente, a junção de dois filmes não muito bem-resolvidos. Burton, que há muito não realiza um grande filme, terá chance de se reconciliar com seu passado em breve, com a anunciada sequência de Os Fantasmas se divertem"...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Pela combinação entre fenômenos sobrenaturais, o novo longa-metragem é uma das obras mais surrealistas do cineasta, com direito a um personagem que mostra os sonhos na parede como se tivesse um projetor de cinema dentro da cabeça.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
O Globo
por André Miranda
“O lar das crianças peculiares” [...] se preocupa menos com o percurso interior de seus personagens e mais com o que acontece no entorno. O protagonista [...], simpático rapaz que viaja para a ilha onde seu recém-falecido avô (Terence Stamp) viveu num orfanato, começa e termina o filme do mesmo jeito...
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Thiago Romariz
[...] "O Lar das Crianças Peculiares" mostra um Tim Burton menos preocupado em se exibir e mais atento à diversão do público. O filme desperdiça alguns personagens e questões de potencial, mas entrega uma aventura de estética e ritmo condizentes com a proposta do livro de Ransom Riggs.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Somente no terceiro ato é que a ação explode com as perseguições, explosões e reviravoltas de hábito. Para mim foi o suficiente. Pode não ser o melhor Burton (eu fico ainda com "Bettlejuice"!), mas é o suficiente para encher os olhos e palpitar o coração.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Durante a primeira hora de projeção, ou um pouco mais, Tim Burton parece entregar um de seus melhores filmes em "O Lar das Crianças Peculiares" [...] Mas, então, a estética do cinema de massa contemporâneo - efeitos especiais gigantescos e computadorizados - entra em cena para marginalizar a narrativa...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Peter Debruge
O frequentemente divertido roteiro de Jane Goldman é o ingrediente secreto que faz o material ser perfeito para a sensibilidade peculiar de Tim Burton, permitindo que o diretor revisite e explore temáticas e questões do início de sua carreira...
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Heitor Romero
Burton separa muito categoricamente o estranho do normal, de forma que as várias realidades do filme jamais se encaixam ou formam uma conclusão coesa e orgânica, o que acaba fragmentando todo o trabalho em atos incongruentes e uma notável falta de ritmo.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Collider
por Matt Goldberg
Sem querer diminuir o valor de Tim Burton e de sua obra, é preciso dizer que "O Lar das Crianças Peculiares" só funciona como um meta-comentário sobre o diretor e sua visão de mundo. Na melhor das hipóteses, é um entretenimento descartável...
A crítica completa está disponível no site Collider
Críticos.Com.Br
por Hamilton Rosa Jr.
"O Lar das Crianças Peculiares" reforça a tese de que o diretor precisa de férias urgentemente. Entenda-se: não significa que o filme seja péssimo. É apenas decepcionante, levando em conta a envergadura do diretor.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
[...] é inegável também que o diretor está longe de seus melhores dias. [...] “O Lar das Crianças Peculiares”, filme que estreia esta semana, confirma aquilo que só seus fãs mais fervorosos talvez ainda não tenham enxergado: Tim Burton se tornou um mero diretor de filmes de sessão da tarde.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Veja
por Tiago Faria
É saboroso como, nas primeiras cenas, Tim Burton apresenta os tipos exóticos e encantadores de "O Lar das Crianças Peculiares". Pena que o diretor não consiga manter o entusiasmo no desenrolar de uma adaptação burocrática do livro de Ransom Riggs...
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Folha de São Paulo
Depois que o público brasileiro teve um contato com a mente inventiva de Burton, na exposição de seus trabalhos em São Paulo no começo do ano, é bom ver o cineasta voltar à sua melhor forma.
Cinema em Cena
[...] "O Lar das Crianças Peculiares" se perde um pouco em seu clímax ao render-se a sequências de ação burocráticas e a confrontos frágeis, mas ainda assim é suficientemente competente em seus dois primeiros atos para despertar a vontade de voltarmos a visitar seu universo...
Revista Interlúdio
Mesmo visualmente parece haver influências “de fora”: difícil não lembrar de "X-Men", "Harry Potter" e de "Resident Evil" (na caracterização dos monstros, em específico). Essa “contaminação” parece dar ao diretor um ímpeto maior em realizar bem aquilo que é considerada sua marca.
The Guardian
[...] temos aqui a diversão de ver poderes mágicos esquisitos misturados com um elemento de repetição temporal. Adicione a marca visual e a autoria de Tim Burton e o resultado é uma fórmula extremamente agradável.
CineClick
"O Lar Das Crianças Peculiares" talvez não faça jus ao livro – mas quase nenhuma adaptação faz – entretanto consegue resgatar um espírito de aventura e camaradagem que era bastante comum nos clássicos infanto-juvenis da década de 80, como "Os Goonies" e "De Volta Para O Futuro".
Cinepop
"O Lar das Crianças Peculiares" acerta em cheio o alvo para os fãs de fantasia e este tipo de material. É engraçado, mantém um ritmo bom de aventura e não destoa no tom. A maior acusação que poderá receber é justamente não ter a cara de um filme de Tim Burton.
Papo de Cinema
Tim Burton faz aqui algumas referências a trabalhos pregressos, das conceituais, no que tange à utilização do medo como instrumento lúdico, às práticas, como no passeio da câmera pelo jardim repleto de esculturas vivas, ocasião em que é difícil não recordar "Edward Mãos de Tesoura" (1990).
Quarto Ato
"O Lar das Crianças Peculiares" é uma produção que consegue entregar suas propostas, sendo o divertimento do público a principal delas. Pode não satisfazer alguns espectadores mais exigentes (em especial os leitores do conteúdo original), mas atende a seu potencial de fantasia e aventura...
Almanaque Virtual
Os maiores problemas de “O Lar das Crianças Peculiares” são o mau aproveitamento do elenco, com Judi Dench vivendo uma personagem quase insignificante, a má construção e pouco aprofundamento dos principais personagens: Jake, Senhorita Peregrine e Abe.
Cinemascope
Se considerado como uma obra independente, livremente inspirada nos livros de Ransom Riggs, "O Lar das Crianças Peculiares" cumpre o que se propõe: um filme gostosinho sobre diferenças, evidenciando-as positivamente de um jeito bacana.
Cineweb
O resultado parece, realmente, a junção de dois filmes não muito bem-resolvidos. Burton, que há muito não realiza um grande filme, terá chance de se reconciliar com seu passado em breve, com a anunciada sequência de Os Fantasmas se divertem"...
Diário de Pernambuco
Pela combinação entre fenômenos sobrenaturais, o novo longa-metragem é uma das obras mais surrealistas do cineasta, com direito a um personagem que mostra os sonhos na parede como se tivesse um projetor de cinema dentro da cabeça.
O Globo
“O lar das crianças peculiares” [...] se preocupa menos com o percurso interior de seus personagens e mais com o que acontece no entorno. O protagonista [...], simpático rapaz que viaja para a ilha onde seu recém-falecido avô (Terence Stamp) viveu num orfanato, começa e termina o filme do mesmo jeito...
Omelete
[...] "O Lar das Crianças Peculiares" mostra um Tim Burton menos preocupado em se exibir e mais atento à diversão do público. O filme desperdiça alguns personagens e questões de potencial, mas entrega uma aventura de estética e ritmo condizentes com a proposta do livro de Ransom Riggs.
Rubens Ewald
Somente no terceiro ato é que a ação explode com as perseguições, explosões e reviravoltas de hábito. Para mim foi o suficiente. Pode não ser o melhor Burton (eu fico ainda com "Bettlejuice"!), mas é o suficiente para encher os olhos e palpitar o coração.
The Hollywood Reporter
Durante a primeira hora de projeção, ou um pouco mais, Tim Burton parece entregar um de seus melhores filmes em "O Lar das Crianças Peculiares" [...] Mas, então, a estética do cinema de massa contemporâneo - efeitos especiais gigantescos e computadorizados - entra em cena para marginalizar a narrativa...
Variety
O frequentemente divertido roteiro de Jane Goldman é o ingrediente secreto que faz o material ser perfeito para a sensibilidade peculiar de Tim Burton, permitindo que o diretor revisite e explore temáticas e questões do início de sua carreira...
Cineplayers
Burton separa muito categoricamente o estranho do normal, de forma que as várias realidades do filme jamais se encaixam ou formam uma conclusão coesa e orgânica, o que acaba fragmentando todo o trabalho em atos incongruentes e uma notável falta de ritmo.
Collider
Sem querer diminuir o valor de Tim Burton e de sua obra, é preciso dizer que "O Lar das Crianças Peculiares" só funciona como um meta-comentário sobre o diretor e sua visão de mundo. Na melhor das hipóteses, é um entretenimento descartável...
Críticos.Com.Br
"O Lar das Crianças Peculiares" reforça a tese de que o diretor precisa de férias urgentemente. Entenda-se: não significa que o filme seja péssimo. É apenas decepcionante, levando em conta a envergadura do diretor.
Gazeta do Povo
[...] é inegável também que o diretor está longe de seus melhores dias. [...] “O Lar das Crianças Peculiares”, filme que estreia esta semana, confirma aquilo que só seus fãs mais fervorosos talvez ainda não tenham enxergado: Tim Burton se tornou um mero diretor de filmes de sessão da tarde.
Veja
É saboroso como, nas primeiras cenas, Tim Burton apresenta os tipos exóticos e encantadores de "O Lar das Crianças Peculiares". Pena que o diretor não consiga manter o entusiasmo no desenrolar de uma adaptação burocrática do livro de Ransom Riggs...