Festival de Cannes
2013
Indicado
Seleção oficial
New York Film Festival
2013
Indicado
Melhor filme
Ao contrário do que a maioria dos espectadores pode pensar, Jarmusch não nomeou seus protagonistas de acordo com o casal Adão e Eva da Bíblia; sua referência é o conto Os Diários de Adão e Eva, obra satírica de Mark Twain. Jarmusch disse a um entrevistador que só percebeu que a primeira impressão do público seria a referência bíblica quando o filme começou a ser rodado. “Ops! Agora é tarde. O que eu posso fazer?”, disse o cineasta. Aliás, Twain é um dos artistas com foto na parede cheia de quadros de Adam.
Quando Eva pega um avião para Detroit, ela usa o nome Fibonacci em sua reserva. Sua intérprete, Tilda Swinton, interpretou o matemático Ada Augusta Byron King no filme Conceiving Ada. Ada King escreveu um algoritmo que calcula os números de Fibonacci.
Alguns dos muitos quadros de Adam incluem retratos de Jean Michel Basquiat, Nikola Tesla, Isaac Newton, Christopher Marlowe, William Blake, Franz Kafka, Edgar Allan Poe, Mark Twain, William S. Burroughs, Oscar Wilde, Samuel Beckett, Jane Austen , Emily Dickinson, Arthur Rimbaud, John Keats, Sitting Bull, Bo Diddley, Charley Patton, Robert Johnson, Patti Smith, Hank Williams, Jimi Hendrix, Billie Holiday, John Coltrane, Thelonious Monk, Johann Sebastian Bach, Nicholas Ray, Bruce Lee, Buster Keaton, Rodney Dangerfield e Harpo Marx, assim como inúmeros músicos com que Jarmusch trabalhou em seus filmes, incluindo Tom Waits, Neil Young, Jay Hawkins, Iggy Pop e RZA.
Entre os livros que Eve leva para sua viagem a Detroit estão a peça "Endgame", de Samuel Beckett, "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, "Infinite Jest", de David Foster Wallace, e um catálogo da obra do pintor Jean-Michel Basquiat. Jeffrey Wright, intérprete do Dr. Watson, deu vida ao artista no filme Basquiat.
A anã branca de que Eve fala para Adam enquanto estão dirigindo pela cidade é a estrela BMP 37093, também conhecida como Lucy – alcunha esta oriunda da canção dos Beatles, “Lucy in the Sky with Diamonds”.
Embora Jim Jarmusch quisesse rodar o longa-metragem em filme e tenha um desgosto particular pela cinematografia digital, ele acabou cedendo e utilizando a moderna Arri Alexa nas filmagens, por questões orçamentárias. Para isso, ele buscou trabalhar com iluminação baixa e lentes específicas, de modo que as imagens tivessem uma aparência mais de acordo com o gosto e estilo do diretor e próxima de um visual em película.
Algumas gravações em locação foi feita no exterior de um bar em Delray, Detroit. O bar se chamava "Ideal" e permaneceu fechado desde 1986. O estabelecimento foi comprado por um senhor, que contava a todos no set que teve de comprar a residência ao lado para poder ter acesso à escada de cimento, entre o bar e a casa, que dava acesso à area externa do porão de sua nova propriedade. Segundo o elenco e a equipe, ele nunca escondeu seu descontentamento por isso, o que não surpreendeu a ninguém quando, pouco após as filmagens de Amantes Eternos no local (no final de julho de 2012), souberam que o senhor incendiou a casa para receber o dinheiro do seguro.
Apesar da espécie a que pertencem Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton), a palavra "vampiro" nunca é utilizada durante o filme.
Inicialmente, o filme teria um pouco de ação. Mas, quando foi pedido ao diretor Jim Jarmusch que incluísse mais cenas do tipo no filme, ele fez o contrário e tirou o pouco que tinha.