A produção original e homônima da Broadway foi escrita por Bernard Slade e estreou em 1 de junho de 1978 no Teatro Brooks Atkinson. Ela foi apresentada cerca de 212 vezes até o dia 2 de Dezembro de 1978. O cenário da peça é descrito em sua introdução como: "A sala de estar de uma townhouse em New York e em um palco de um teatro em New York ".
Jack Lemmon foi nomeado para o Tony Awards, em 1979, como Melhor Ator de Drama peo seu trabalho na peça. No filme, ele reprisou o papel, até porque o autor Bernard Slade escreveu o personagem especialmente para o ator.
O ator principal, Jack Lemmon, era um pianista autodidata e foi ele quem escreveu o tema para o filme.
Jack Lemmon disse uma vez sobre seu personagem de Scottie Templeton: "Se eu tivesse que escolher um papel como meu favorito este tem que ser ele!". Além disso, Lemmon disse certa vez que a história de "Tributo", é "a mistura mais fascinante de comédia e drama” que ele encontrou desde “Se Meu Apartamento Falasse” (1960).
O filme é uma das três adaptações cinematográficas de peças de Bernard Slade que foram filmadas durante o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Os outros foram “Uma Comédia Romântica” (1983) e “Tudo Bem no Ano que Vem” (1979).
O filme entrou em competição no 31º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1981, onde Jack Lemmon foi premiado com o prestigioso Urso de Prata de Melhor Ator. Lemmon também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, bem como ao equivalente ao Globo de Ouro. Além disso, ele ganhou o Prêmio Canadense Genie para Melhor Performance por um ator estrangeiro.
Inicialmente, Arthur Hiller foi considerado para direção.
O filme foi inspirado na vida do agente de talentos Harvey Orkin.
Antes do lançamento do filme na Broadway, o dramaturgo Bernard Slade e o produtor Morton Gottlieb venderam os direitos do filme para o estúdio da Paramount Pictures por mais de US $ 1 milhão.
O produtor Michael Douglas alterou o programa de filmagem de “A Síndrome da China” (1979) para permitir que Jack Lemmon assistisse aos ensaios da peça teatral da Broadway. Douglas foi extremamente grato a Lemmon como ele ficou pronto para começar a trabalhar em muito curto prazo por mais de um ano antes da produção ter começado e no processo perdeu outros trabalhos. Lemmon concordou em desempenhar seu papel nesse filme já em 1976 e Douglas retornou o favor.
Essa foi a primeira colaboração do diretor Bob Clark e da atriz Kim Cattrall. Os outros são “Porky's - A Casa do Amor e do Riso” (1981), “Turk 182!” (1985) e “Bebês Geniais” (1999).