Aos 12 anos de idade, A Qiu mora em uma pequena cidade no sul da China, cercada por campos de arroz. Ela é criada pela avó, enquanto os pais tentam ganhar a vida na cidade grande. Mas com a morte da avó, os dois são obrigados a retornar à cidadezinha, mudando a vida de A Qiu. Enquanto se adapta à nova rotina, a garota sonha em se tornar escritora.
A diretora Xiaoling Zhu não queria contratar atores profissionais para o filme, por acreditar que nenhum deles conseguiria reproduzir de maneira natural o gesto dos camponeses que trabalham com o arroz. Por isso, todos são moradores reais do povo Dong, conhecido por viver do cultivo de arroz e legumes há treze séculos.
Cena de choro
Em uma cena diante do túmulo da avô, a pequena Yang Yingiu devia chorar, mas a diretora não ficou contente com a atuação da garota. Depois de várias tomadas ruins, um assistente do mesmo vilarejo que Yingiu começou a brigar com ela até que ela chorasse de verdade. A primeira tomada após a briga agradou a equipe, e foi utilizada na versão final do filme.
Ficção ou documentário?
Para explicar a mistura de gêneros neste filme, a diretora Xiaoling Zhu lembra: "François Truffaut costumava dizer que em todo bom filme existia um documentário. Eu concordo com ele. Acredito que seja este aspecto autêntico que tenha levado alguns espectadores a achar que fizemos um documentário. No entanto, com Simon Pradinas, o co-roteirista, nós sempre pensamos em fazer uma ficção, que ficasse próxima da realidade".
Detalhes técnicos
Nacionalidades França,
China
Distribuidor Esfera Cultural
Ano de produção2010
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Mandarim
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade