Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Carlos M.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 27 de abril de 2018
O filme de 2010 continua atual, e com a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro de 2018, cresce em importância, mostrando a tragédia que vivenciamos nas cidades, apontando caminhos para o debate e a busca de soluções.
Cumpre com o objetivo real de um documentário. Este gênero se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade, mas isso não significa representar a realidade tal como ela é. Assim como filmes de ficção o documentário é uma representação subjetiva da realidade.
O documentário “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven, procura, através de entrevistas com diversas pessoas relacionadas ao tema “drogas”, mostrar as inúmeras falhas do sistema repressor vigente. Mac Niven não é imparcial quanto ao tema, mas consegue falar de maneira ampla sobre o momento histórico em que surgiu uma perseguição incansável às drogas a nível mundial. Ele ouve acadêmicos, delegados e, até mesmo, produtores de maconha, para comprovar sua tese de que a criminalização das drogas não é capaz de diminuir o problema, mas sim, agravá-lo.
Uma das primeiras constatações feitas no documentário é a de que nunca existiu, e jamais existirá, uma sociedade plenamente livre das drogas. Questiona-se, então, como algumas dessas substâncias, recorrentes em toda a história humana, tornaram-se criminalizadas e como foi feita a classificação entre o que seria permitido e o que seria proibido.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade