Fernanda Montenegro faturou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Principal no ano de 1999, pelo seu trabalho em Central do Brasil. Foi a primeira vez que uma artista latino-americana foi indicada nessa categoria.
Este é o primeiro de três filmes em que o diretor Walter Salles e o ator Vinicius de Oliveira trabalharam juntos. Os demais foram Abril Despedaçado (2001) e Linha de Passe (2008).
É o primeiro trabalho como ator de Vinicius de Oliveira. Walter Salles o conheceu enquanto este trabalhava como engraxate e o convidou para fazer um teste. Nos testes realizados, ele superou mais de 1500 outros concorrentes para o papel.
Quando Fernanda Montenegro se posicionou para as filmagens na estação Central do Brasil, algumas pessoas de fato se aproximaram dela pedindo que escrevesse cartas. Algumas dessas cenas foram posteriormente incorporadas ao filme.
OSCAR
Indicações
1999
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Atriz - Fernanda Montenegro
GLOBO DE OURO
Ganhou
1999
Melhor Filme Estrangeiro
Indicações
Melhor Atriz / Drama - Fernanda Montenegro
FESTIVAL DE BERLIM
Ganhou
1999
Urso de Ouro - Melhor Filme
Urso de Prata - Melhor Atriz - Fernanda Montenegro
Prêmio Especial do Júri
CÉSAR AWARDS
Indicações
1999 - Melhor Filme Estrangeiro no César.
INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
Indicações
1999 - Melhor Filme Estrangeiro
Classificado na posição de número 11 na lista de melhores filmes nacionais de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Participante do Festival de Biarritz Amérique Latine 2016.
Vinicius de Oliveira, que era engraxate na época da seleção do elenco, venceu mais de 1,500 outros meninos pelo papel de Josué.
No ano de 2018 o filme é exibido novamente em cinemas e relançado em DVD, na comemoração dos 20 anos de sua exibição inicial. O longa foi restaurado com o apoio do CNC, o Centro Nacional de Cinematografia francês, e da coprodutora francesa MACT.