Central do Brasil
Média
4,5
1149 notas
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71 Críticas do usuário

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Thiago F.
Thiago F.

3 seguidores 153 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 17 de fevereiro de 2025
Um dos melhores filmes do cinema brasileiro .Dirigido por Walter Salles com atuação impecável da Fernanda Montenegro que merecia ter ganhado o Oscar. História extremamente realista que mostra a frieza e dificuldades da vida . Trilha sonora doce , sutil e melancólica combinando com o filme. A interação entre Dora(Fernanda Montenegro) e Josué (Vinícius de Oliveira ) é um dos pontos positivos do filme . A química entre os dois é incrível.
Breno Soares
Breno Soares

3 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 18 de janeiro de 2025
esse filme é maravilhoso 😍❤️ Fernanda Montenegro rainha esse filme me entreteve é comovente eu amo a atuação não sei como na época Fernanda não ganhou o Oscar
Ricardo L.
Ricardo L.

60.740 seguidores 2.870 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 15 de janeiro de 2025
Obra prima do Cinema nacional é um dos melhores filmes lançados no seu anos e falo isso no mundo inteiro. Fernanda Montenegro está incrível e foi uma covardia não ter ganho o Oscar! Um filme memorável
Gabriela Santos
Gabriela Santos

7 seguidores 277 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 13 de novembro de 2024
História emocionante merecidamente indicada ao Oscar de 1999 na categoria de melhor filme estrangeiro e rendendo também indicação de melhor atriz para Fernanda Montenegro, que está impecável no papel da protagonista.
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

8 seguidores 316 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 2 de outubro de 2024
Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil é um filme extremamente emocionante (do início ao fim) e nos faz refletir sobre diversos questões na qual ao menos uma delas todos nós já passamos nessa vida. A própria reflexão sobre a vida, o valor da amizade, valor das relações familiares (país e filhos) e de maneira geral, o valor do ser humano. E todas essas reflexões são sobrepostas diante de uma trilha sonora implacável e comovente. No mais, os roteiristas Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro procura nos contar a incrível saga de uma ex-professora chamada Dora (Fernanda Montenegro) que escreve, na central do Brasil, cartas para pessoas que não sabem nem ler e escrever. O caminho de Dora é cruzado pelo garotinho Josué, e partir de uma séria de eventualidades, Dora se vê na situação de viajar quilômetros até o sertão para entregar o garoto ao seu pai. A partir dai vemos uma incrível saga e um construção com diálogos marcantes entre Dora e Josué: "você promete que jura? Eu juro que prometo". Ao mesmo tempo, o filme vai apresentando desde o seu início a realidade social brasileira, seja na central do Brasil seja durante a viagem, e seja também no sertão. O filme ainda aborda questão da fé, e ai vemos como a cética ex-professora enxerga essa questão em particular. No mais, é uma obra-prima do cinema brasileira e com certeza a Fernanda Montenegro merecia vencer o Oscar. Entretanto sabemos que a mesma é a vencedora desse prêmio de coração.
𝔏𝔲𝔠𝔞𝔰 ℜ𝔬𝔡𝔯𝔦𝔤𝔲𝔢𝔰
𝔏𝔲𝔠𝔞𝔰 ℜ𝔬𝔡𝔯𝔦𝔤𝔲𝔢𝔰

8 seguidores 104 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 25 de setembro de 2024
O que fez uma obra simples como Central do Brasil, de Walter Salles, ser uma das obras brasileiras mais aclamadas dos últimos tempos? A resposta reside na combinação de vários fatores que, unidos, proporcionam uma narrativa universalmente tocante, ancorada em um Brasil realista e cheio de contradições. Lançado em 1998, o filme não apenas alcançou sucesso internacional, conquistando prêmios como o Urso de Ouro no Festival de Berlim e uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas também consolidou-se como um marco na história do cinema nacional ao retratar de maneira crua e emocional a jornada de seus personagens pelo interior do Brasil.

A história gira em torno de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher amargurada que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Quando uma de suas clientes morre em um acidente, Dora relutantemente assume a responsabilidade de ajudar o filho da falecida, o jovem Josué (Vinícius de Oliveira), a encontrar seu pai no interior do Brasil. O que começa como uma relação de conveniência transforma-se em uma jornada emocional de redenção, amadurecimento e reconexão com a própria humanidade.

O sucesso de Central do Brasil se deve, em grande parte, ao poder de sua simplicidade. A trama, à primeira vista, é linear e sem grandes surpresas — uma viagem pelo interior do país em busca de um pai ausente. No entanto, é justamente essa simplicidade que dá espaço para a complexidade das emoções e das relações humanas que se desenvolvem ao longo do filme. O relacionamento entre Dora e Josué é o ponto central da narrativa, e sua evolução gradual e verossímil reflete a habilidade de Walter Salles em extrair profundidade de situações cotidianas. A personagem de Dora, em particular, passa por uma transformação que é ao mesmo tempo sutil e poderosa, à medida que ela se abre para o afeto e a responsabilidade, características que inicialmente negava.

A atuação de Fernanda Montenegro, amplamente aclamada pela crítica e reconhecida com uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, é outro dos principais pilares do filme. A complexidade de Dora é retratada de maneira magistral por Montenegro, que consegue transmitir as camadas emocionais de sua personagem — seu cinismo inicial, a culpa que carrega e, por fim, a vulnerabilidade que emerge à medida que se envolve com Josué. A performance de Montenegro evita o melodrama e é marcada por uma contenção e sutileza que tornam a jornada de Dora ainda mais impactante. Já Vinícius de Oliveira, que interpreta Josué, traz uma autenticidade comovente ao papel, representando com naturalidade a inocência e a dureza da vida de uma criança em meio à adversidade.

Outro elemento essencial para o sucesso do filme é o retrato do Brasil profundo, aquele que raramente é mostrado nas telas. Central do Brasil é uma ode ao interior do país, mostrando paisagens áridas e pobres, mas que carregam uma beleza singular e uma cultura rica. A fotografia de Walter Carvalho é notável por capturar a vastidão e a solidão dessas paisagens, usando luz e cores para refletir o estado emocional dos personagens. O cenário não é apenas um pano de fundo; é um personagem em si, representando as dificuldades e as desigualdades sociais enfrentadas pela população mais pobre do Brasil.

O filme também é eficaz em explorar o tema da desconexão social. Dora, que representa o Brasil urbano e moderno, e Josué, que simboliza o Brasil rural e marginalizado, são duas faces de uma mesma moeda. A desconexão entre os dois — tanto no início de sua relação quanto na forma como cada um vê o mundo — espelha as divisões que permeiam a sociedade brasileira. No entanto, à medida que Dora e Josué se aproximam, o filme sugere que há uma possibilidade de reconciliação, de entendimento e de cura, tanto no nível pessoal quanto no social.

A simplicidade do enredo é compensada pela profundidade dos temas que Central do Brasil aborda. O filme reflete sobre a perda, a solidão e a busca por identidade. Dora, que se desiludiu com a vida e perdeu sua fé na humanidade, e Josué, que perdeu sua mãe e busca um pai ausente, são ambos personagens em busca de algo maior — não apenas a figura paterna de Josué, mas também um sentido mais profundo de pertencimento e conexão. A jornada pelo Brasil interior é tanto física quanto simbólica, representando a viagem emocional que os personagens fazem em direção a uma nova compreensão de si mesmos e do outro.

Além disso, Central do Brasil se destaca por seu apelo universal. Embora profundamente enraizado na realidade brasileira, os temas que o filme aborda — a busca por redenção, a importância da empatia e o desejo de pertencer — são questões que transcendem fronteiras geográficas e culturais. Essa universalidade, combinada com a especificidade do retrato do Brasil, foi fundamental para o sucesso internacional do filme.

Por fim, é importante destacar que o filme se diferencia ao evitar soluções fáceis ou idealizadas para os problemas que apresenta. A relação entre Dora e Josué, embora se transforme em um vínculo afetivo, nunca é romantizada ou simplificada. O final, longe de ser plenamente feliz ou resolutivo, mantém uma ambiguidade que reflete a complexidade da vida real. Essa honestidade narrativa, aliada à delicadeza com que os temas são tratados, é uma das grandes forças de Central do Brasil.

Em conclusão, é uma obra que, por meio de sua simplicidade aparente, consegue tocar em questões profundas e universais, ao mesmo tempo em que oferece um retrato fiel e emocionante do Brasil. A combinação de uma narrativa poderosa, performances excepcionais e uma direção sensível faz com que o filme continue sendo aclamado tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando-se como um dos marcos do cinema brasileiro moderno. É uma história de humanidade, empatia e reconciliação, que se destaca pela autenticidade com que lida com seus personagens e suas emoções, tornando-se, assim, um clássico atemporal.
Gev. A.
Gev. A.

2 seguidores 66 críticas Seguir usuário

1,0
Enviada em 2 de setembro de 2024
Este filme se apoia demais em sentimentalismo barato, tentando forçar uma conexão emocional que, na verdade, nunca se concretiza de forma autêntica. A narrativa é lenta e previsível, com personagens que parecem mais arquétipos cansados do que figuras realmente complexas. Apesar de suas pretensões de profundidade, a história se arrasta sem oferecer qualquer insight verdadeiramente impactante, resultando em um drama que se perde em sua própria modéstia.
Gabi Tirço
Gabi Tirço

2 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 5 de agosto de 2024
O filme é simplesmente sensacional, o melhor filme nacional que já assisti. Meu coração acelerou a cada cena icônica, cada frase, cada fala. Por mais filmes maravilhosos como Central do Brasil! Tenho 15 anos e simplesmente amei assistir a esse filme. É uma obra que a nova geração precisa assistir. Com toda certeza, meus filhos também irão assistir. Não há palavras para descrever essa obra-prima brasileira. Amei de verdade.
Yuri Lourenço de Lima
Yuri Lourenço de Lima

3 seguidores 33 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 1 de agosto de 2024
Não gosto de filmes brasileiros, mas esse daqui me surpreendeu bastante. Só não dei a nota máxima, porque senti que dava pra extrair mais do enredo. Mesmo assim, fiquei encantado. O melhor filme brasileiro na minha opinião!
Rê Costa
Rê Costa

11 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 1 de maio de 2024
Um filme envolvente e impressionante. Impossível não se envolver com a história de Dora e Josué. Há anos que vai o filme e resolvi assistir novamente. Senti orgulho do cinema brasileiro!!
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