Quentin Tarantino escreveu o personagem Django pensando em Will Smith, mas o ator acabou não aceitando o papel.
O título e o ambiente do filme foram baseados em Django (1966), estrelado por Franco Nero. O ator fez uma pequena participação em Django Livre.
Will Smith, Idris Elba, Chris Tucker, Terrence Howard e Tyrese Gibson estiveram cotados para interpretar Django.
Kevin Costner foi escolhido para viver Ace Woody, mas teve que deixar a produção por problemas de calendário.
Django Livre foi rodado em 130 dias. Esta foi a filmagem mais longa do diretor Quentin Tarantino.
Durante as filmagens em Jackson Hole, Wyoming, o diretor Quentin Tarantino alugou um cinema local para exibir filmes de faroeste da sua coleção.
Jamie Foxx usou seu próprio cavalo, Cheetah, no filme.
Primeiro filme de Quentin Tarantino que não foi editado por Sally Menke, falecida em 2010.
Django Livre marca a quinta parceria entre Samuel L. Jackson e Quentin Tarantino. Eles trabalharam juntos em Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994), Jackie Brown (1997), Kill Bill - Volume 2 (2004) e Bastardos Inglórios (2009).
Leonardo DiCaprio, que vive o vilão Calvin Candie em Django Livre, era a primeira opção de ator para interpretar o antagonista Hans Landa em Bastardos Inglórios (2009). No entanto, o diretor Quentin Tarantino decidiu escalar um ator fluente em alemão.
Segundo filme em que Jamie Foxx e Kerry Washington interpretam um casal. Eles também interpretaram personagens casados em Ray.
O diretor Quentin Tarantino revelou na Comic-Con que os personagens de Jamie Foxx e Kerry Washington foram concebidos como familiares distantes de John Shaft dos filmes de Shaft. O nome inteiro da personagem de Washington é Broomhilda Von Shaft.
O nome original de Django Unchained era The Angel, the Bad and the Wise, para homenagear o cineasta Sergio Leone, que teve este título lançado no Brasil como Três Homens em Conflito.