Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por João Carlos Sampaio
A dramaturgia, inspirada pela arte teatral, fala da ciência e das forças místicas, do encontro entre o homem e o diabo, que habita a sua alma. Magistrais atuações de Johannes Zeiler, Anton Adasinsky e Isolda Dychauk. Obra-prima.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Cinema com Rapadura
por Léo Freitas
Da trilha sonora densa a planos que alternam entre abertos, câmera na mão e distorções de imagens para expor a tênue linha entre realidade e fantasia, "Fausto" é, ainda, um competente exercício visual deveras inquietante.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Critikat.com
por Antoine Oury
Tão distante do filme reflexivo quanto da produção grandiloquente, o aspecto metafísico do "Fausto" de Sokurov encontra-se na deformação da imagem, esticada, maltratada nos momentos em que o divino - ou o demoníaco - entra em cena.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Diário de Pernambuco
por Camila Estephania
A estética do filme é um elemento de destaque. Os apreciadores do cinema de Sokurov tem aqui mais uma oportunidade de assistir a uma fotografia diferenciada, ora deformada, ora bastante expressiva, sempre minuciosamente trabalhada.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Folha de São Paulo
por Alcino Leite Neto
Sokurov, entretanto, não está interessado em filmar a vontade de poder, mas a ruína da potência: a tetralogia foca seu olhar na derrocada, na doença, na impotência física, intelectual e política ...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Marcelo Janot
Sokurov também exige do espectador uma boa dose de disponibilidade para vender sua alma a esse diretor dos infernos, no bom sentido.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Natália Bridi
... O "Fausto" de Sokurov não é um filme fácil [...] Sua beleza e força visual, contudo, o transformam em uma versão única da secular história, que não abandona o espectador após o rolar dos créditos ...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Preview
por Mariane Morisawa
Tudo se move e tudo fala muito. O filme é exaustivo, mas sem dúvida um trabalho e tanto.
A crítica completa está disponível no site Preview
Revista de Cinema
por Julio Bezerra
"Fausto" [...] é mais uma elegia do cineasta russo Alexander Sokurov, um conto melancólico, uma composição poética e musical consagrada aos tropeços do homem como condutor da história.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
Télérama
por Samuel Douhaire
Durante mais de duas horas, a direção combina o trivial e o sublime, o escabroso e elegíaco.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Zero Hora
por Daniel Feix
"Fausto" [...] é um filme difícil porém capaz de deixar o espectador de queixo caído diante de sua sofisticação.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineplayers
por Vlademir Lazo
O cineasta busca preencher sua obra com uma atmosfera de mistério, para suprir a ausência de metafísica (um elemento fundamental na história original) ...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
... Sokurov imprime ao seu filme um movimento vertiginoso de câmera que não é habitual em sua filmografia. [...] Mais intrigante é a distorção de imagens inserida em várias sequências ...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
CineClick
por Roberto Guerra
[As imagens] de fato são sublimes. [...] Pode ser um teste de paciência para o espectador, mas o propósito desse conto de fadas adulto é ser sombrio e perturbador, exigindo um esforço do espectador ao invés de entretê-lo.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinética
por Pedro Henrique Ferreira
Sokurov faz de seu tema um paradoxo do estatuto contemporâneo da imagem, isto é, de um cinema que consegue reconstruir num espaço vazio todos os movimentos da realidade que ele nasceu para capturar sem intervir.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
No "Faust"o de Sokurov, situado na Idade Média, mas pensado já neste mundo sem grandeza ou transcendência, essa possibilidade de superação parece ainda mais improvável que no original.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Revista Interlúdio
por Cesar Zamberlan
... O filme, mais que incômodo, acaba por se tornar até cansativo demais, exagerando no seu estranhamento e desestabilização, e levando o espectador ao extremo daquilo que pretende ...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
The Guardian
por Philip French
Algumas imagens ocasionais podem ficar na cabeça do espectador, mas o filme [...] nem se compara com os dois filmes mais importantes do cinema sobre Fausto: a obra-prima silenciosa de Murnau e Mephisto, de István Szabó.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
O jeito expressionista de filmar expressa um estilo cheio de trejeitos e idiossincrasias, no qual a atuação teatral e frenética contrasta com o visual deformado, no qual mal cabem os atores.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jay Weissberg
"Fausto" tem uma narrativa insanamente opaca, e uma quantidade brutal de diálogos incessantes. [...] O filme é completamente hermético, mesmo que seja impressionante.
A crítica completa está disponível no site Variety
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
Podem me chamar de louco, mas aquele ‘Fausto', com Leão de Ouro e tudo, me parece bem irrelevante. [...] Tudo o que Sokurov faz para visualizar o texto me parece que o banaliza, não engrandece.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
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A Tarde
A dramaturgia, inspirada pela arte teatral, fala da ciência e das forças místicas, do encontro entre o homem e o diabo, que habita a sua alma. Magistrais atuações de Johannes Zeiler, Anton Adasinsky e Isolda Dychauk. Obra-prima.
Cinema com Rapadura
Da trilha sonora densa a planos que alternam entre abertos, câmera na mão e distorções de imagens para expor a tênue linha entre realidade e fantasia, "Fausto" é, ainda, um competente exercício visual deveras inquietante.
Critikat.com
Tão distante do filme reflexivo quanto da produção grandiloquente, o aspecto metafísico do "Fausto" de Sokurov encontra-se na deformação da imagem, esticada, maltratada nos momentos em que o divino - ou o demoníaco - entra em cena.
Diário de Pernambuco
A estética do filme é um elemento de destaque. Os apreciadores do cinema de Sokurov tem aqui mais uma oportunidade de assistir a uma fotografia diferenciada, ora deformada, ora bastante expressiva, sempre minuciosamente trabalhada.
Folha de São Paulo
Sokurov, entretanto, não está interessado em filmar a vontade de poder, mas a ruína da potência: a tetralogia foca seu olhar na derrocada, na doença, na impotência física, intelectual e política ...
O Globo
Sokurov também exige do espectador uma boa dose de disponibilidade para vender sua alma a esse diretor dos infernos, no bom sentido.
Omelete
... O "Fausto" de Sokurov não é um filme fácil [...] Sua beleza e força visual, contudo, o transformam em uma versão única da secular história, que não abandona o espectador após o rolar dos créditos ...
Preview
Tudo se move e tudo fala muito. O filme é exaustivo, mas sem dúvida um trabalho e tanto.
Revista de Cinema
"Fausto" [...] é mais uma elegia do cineasta russo Alexander Sokurov, um conto melancólico, uma composição poética e musical consagrada aos tropeços do homem como condutor da história.
Télérama
Durante mais de duas horas, a direção combina o trivial e o sublime, o escabroso e elegíaco.
Zero Hora
"Fausto" [...] é um filme difícil porém capaz de deixar o espectador de queixo caído diante de sua sofisticação.
Cineplayers
O cineasta busca preencher sua obra com uma atmosfera de mistério, para suprir a ausência de metafísica (um elemento fundamental na história original) ...
Cineweb
... Sokurov imprime ao seu filme um movimento vertiginoso de câmera que não é habitual em sua filmografia. [...] Mais intrigante é a distorção de imagens inserida em várias sequências ...
CineClick
[As imagens] de fato são sublimes. [...] Pode ser um teste de paciência para o espectador, mas o propósito desse conto de fadas adulto é ser sombrio e perturbador, exigindo um esforço do espectador ao invés de entretê-lo.
Cinética
Sokurov faz de seu tema um paradoxo do estatuto contemporâneo da imagem, isto é, de um cinema que consegue reconstruir num espaço vazio todos os movimentos da realidade que ele nasceu para capturar sem intervir.
Estado de São Paulo
No "Faust"o de Sokurov, situado na Idade Média, mas pensado já neste mundo sem grandeza ou transcendência, essa possibilidade de superação parece ainda mais improvável que no original.
Revista Interlúdio
... O filme, mais que incômodo, acaba por se tornar até cansativo demais, exagerando no seu estranhamento e desestabilização, e levando o espectador ao extremo daquilo que pretende ...
The Guardian
Algumas imagens ocasionais podem ficar na cabeça do espectador, mas o filme [...] nem se compara com os dois filmes mais importantes do cinema sobre Fausto: a obra-prima silenciosa de Murnau e Mephisto, de István Szabó.
The Hollywood Reporter
O jeito expressionista de filmar expressa um estilo cheio de trejeitos e idiossincrasias, no qual a atuação teatral e frenética contrasta com o visual deformado, no qual mal cabem os atores.
Variety
"Fausto" tem uma narrativa insanamente opaca, e uma quantidade brutal de diálogos incessantes. [...] O filme é completamente hermético, mesmo que seja impressionante.
Estado de São Paulo
Podem me chamar de louco, mas aquele ‘Fausto', com Leão de Ouro e tudo, me parece bem irrelevante. [...] Tudo o que Sokurov faz para visualizar o texto me parece que o banaliza, não engrandece.