Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
cinetenisverde
28.386 seguidores
1.122 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 16 de janeiro de 2017
Este é um documentário que conta, com imagens caseiras e inusitadas em eventos públicos, os últimos anos do escritor português ganhador do prêmio Nobel José Saramago e sua esposa, Pilar. Por meio de uma semi-intrusão na vida alheia do casal, acompanhamos as viagens que ambos fizeram pelo mundo afora após ele ter ganho o prêmio.
Tai um Documentário diferente!! Diversamente dos documentários tradicionais, em que uma voz em off narra a história do protagonista, neste filme de Manoel Gonçalves Mendes a narração é dada pelas próprias imagens e pela propria voz dos protagonistas, no caso o escritor português ( premio Nobel )José Saramago e a Jornalista Pilar Del Rio, sua companheira e esposa. Eu achei interessante e diferente pois praticamente invadimos o quotidiano do escritor e de Pilar. Sentamos com Saramago ao seu lado enquanto ele cria seus romances na sua casa na Espanha, vamos a eventos sociais e de homenagens aos dois, compartilhamos momentos tristes, quando Saramago foi internado na Espanha; sentamos na mesma mesa com eles e amigos para uma conversa informal sobre as Eleições presidenciais Norte Americanas de 2008. Enfim são 2h05m ao lado do casal sem a intermediação de nenhum narrador ou 3a pessoa. Interessante e muito delicado também, pois extrai dos fatos a terna relação que existia entre Saramago e Pillar, e que imagino lhe está fazendo muito falta, como de resto à todos nós, pois o seu "fazer" literário era unico, original e inovativo.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade