Eu cresci lendo os quadrinhos Mortadelo e Salaminho (Mortadelo y Filemón) criados pelo espanhol Fancisco Ibáñez em 1958. Uma HQ "politicamente incorreta", cheia de cores e detalhes a cada quadro a quadro, página a página. Um mundo fictício onde coisas estranhas e absurdas são comuns no dia a dia e nele vivem dois agentes secretos operativos da paupérrima organização de espionagem T.I.A. (Técnicos de Investigação Avançada). Eu me divertia e muito! Muito mesmo! Eu recomendo a leitura!
E depois da live-action destes personagens produzida em 2003 (MORTADELO E SALAMINHO - AGENTES QUASE SECRETOS), eis que somos (eu pelo menos) presenteados com esta animação nas mãos do diretor Javier Fesser! Resultado? FUNKFENOMNAL! O universo de Mortadelo e Salaminho está todo ali, com toda sua riqueza a cada cena (seus olhos precisam ser como os do The Flash, pois o grande charme está nos detalhes em cada take), seus exageros e anormalidades. Um fan-service caprichado com direito a homenagens a filmes como TRANSFORMERS, HARRY POTTER, MISSÃO IMPOSSÍVEL, MR.MAGOO, HULK, 007, SHERLOCK HOLMES e outros mais. Temos até uma paródia de Big Brother Brasil comandado pelo "Boninho"! Fantástico!
Se você era fã de Tom & Jerry devido a pancadaria e enrascada que eles se metiam, vai adorar esta película animada. Não recomendo para as crianças que já "entendem" das coisas, do demais, para qualquer público!
Só não curti a dublagem de Mortadelo, que vozinha escrota.....
Não sei se estou extasiado por ser fã, mas não há o que botar defeito, então, prepare a pipoca com Guaraná (sem chocolate para beber), coloque um colete a prova de balas, um capacete, um protetor de órgãos genitais, caneleiras e tenha um bom entretenimento...