Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Gazeta do Povo
por Yuri Al'Hanati
Aliando fotografia impecável e uma montagem acachapante, "Flores do Oriente", com ares de clássico do cinema oriental desde já, é um daqueles filmes a que se assiste não sem dor no coração, mas com a certeza de presenciar um acontecimento cinematográfico.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
O Globo
por André Miranda
Zhang Yimou põe um homem, um garoto, algumas meninas e algumas prostitutas numa igreja, todos cercados por uma guerra sangrenta. É um enredo minimamente interessante, que fica ainda melhor quando se percebe que personagens tão distintos podem ter sentimentos em comum.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Cineplayers
por Heitor Romero
"Flores do Oriente" é um trabalho baseado numa história real que poderia ter rendido muito melhor se Zhang se apegasse mais ao seu próprio estilo e deixasse um pouco de lado a preocupação em americanizar cada momento.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
CineClick
por Roberto Guerra
Num filme no qual tudo contribui para uma ambientação impecável, com direção de arte e fotografia primorosas, os algozes são retratados de forma tão amadorística e óbvia que a espinha dorsal de sua narrativa perde a força de sustentação.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
... Enquanto meu lado cinéfilo aplaudia o virtuosismo [...], meu lado humanista me fazia experimentar uma inegável culpa por celebrar a estética do filme quando deveria estar chorando pela tragédia ali representada.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Omelete
por Marcelo Hessel
"Flores do Oriente" oferece um ponto de vista que não se costuma ver em filmes de guerra; a possibilidade de tirar do horror uma lição que não seja, simplesmente, a esperada negação do horror, mas algo mais complexo.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Feito com a habilidade habitual do realizador (enquadramentos precisos, belos movimentos de câmera, figurino muito elaborado, utilização estética das cores,) o roteiro acaba sendo um pouco previsível.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cinema com Rapadura
por Darlano Dídimo
Em "Flores do Oriente", o premiado diretor parece entregue a um padrão de cinema norte-americano de fácil aceitação, pouca originalidade e nenhuma profundidade ...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Alysson Oliveira
... O filme, às vezes, se estende em sua mensagem de culpa e redenção. Suas 2h30 soam redundantes, o que se agrava com os exageros estéticos de Yimou.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
O visual continua tão bom quanto era [nos filmes anteriores do diretor]. Os personagens já nao são os mesmos nem tão bons. A dramaturgia sofre.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Ricardo Calil
Uma coisa é transformar uma luta de arte marcial em um lírico balé -como Yimou fez em "Herói" (2002) e "O Clã das Adagas Voadoras" (2004). Outra, bem diferente, é fazer um suposto poema visual sobre o estupro de adolescentes. Há crimes de guerra e crimes de cinema.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Jornal do Brasil
por Felipe Quintans
"Flores do Oriente" [...] universaliza a linguagem, embora não encha os olhos. É um filme capenga, algo emocionante, mas histriônico.
A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil
Rolling Stone
por Paulo Cavalcanti
Pena que falte à produção uma necessária densidade emocional. E, com quase duas horas e meia, o filme é mesmo um massacre.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Zero Hora
por Daniel Feix
Da beleza de Yu Mo [...], a líder das mulheres, à inocência das adolescentes, passando pela fanfarronice do coveiro, todos constituem estereótipos. Pela expectativa causada com a parceria entre Yimou e Bale, [...], "Flores do Oriente" é decepcionante.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Críticos.Com.Br
por Nelson Hoineff
"Flores do Oriente" é talvez o mais tipico e menos entusiasmante filme da trajetória de Yimou para o cinema que antes o via como um gênio diferente.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
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Gazeta do Povo
Aliando fotografia impecável e uma montagem acachapante, "Flores do Oriente", com ares de clássico do cinema oriental desde já, é um daqueles filmes a que se assiste não sem dor no coração, mas com a certeza de presenciar um acontecimento cinematográfico.
O Globo
Zhang Yimou põe um homem, um garoto, algumas meninas e algumas prostitutas numa igreja, todos cercados por uma guerra sangrenta. É um enredo minimamente interessante, que fica ainda melhor quando se percebe que personagens tão distintos podem ter sentimentos em comum.
Cineplayers
"Flores do Oriente" é um trabalho baseado numa história real que poderia ter rendido muito melhor se Zhang se apegasse mais ao seu próprio estilo e deixasse um pouco de lado a preocupação em americanizar cada momento.
CineClick
Num filme no qual tudo contribui para uma ambientação impecável, com direção de arte e fotografia primorosas, os algozes são retratados de forma tão amadorística e óbvia que a espinha dorsal de sua narrativa perde a força de sustentação.
Cinema em Cena
... Enquanto meu lado cinéfilo aplaudia o virtuosismo [...], meu lado humanista me fazia experimentar uma inegável culpa por celebrar a estética do filme quando deveria estar chorando pela tragédia ali representada.
Omelete
"Flores do Oriente" oferece um ponto de vista que não se costuma ver em filmes de guerra; a possibilidade de tirar do horror uma lição que não seja, simplesmente, a esperada negação do horror, mas algo mais complexo.
Rubens Ewald
Feito com a habilidade habitual do realizador (enquadramentos precisos, belos movimentos de câmera, figurino muito elaborado, utilização estética das cores,) o roteiro acaba sendo um pouco previsível.
Cinema com Rapadura
Em "Flores do Oriente", o premiado diretor parece entregue a um padrão de cinema norte-americano de fácil aceitação, pouca originalidade e nenhuma profundidade ...
Cineweb
... O filme, às vezes, se estende em sua mensagem de culpa e redenção. Suas 2h30 soam redundantes, o que se agrava com os exageros estéticos de Yimou.
Estado de São Paulo
O visual continua tão bom quanto era [nos filmes anteriores do diretor]. Os personagens já nao são os mesmos nem tão bons. A dramaturgia sofre.
Folha de São Paulo
Uma coisa é transformar uma luta de arte marcial em um lírico balé -como Yimou fez em "Herói" (2002) e "O Clã das Adagas Voadoras" (2004). Outra, bem diferente, é fazer um suposto poema visual sobre o estupro de adolescentes. Há crimes de guerra e crimes de cinema.
Jornal do Brasil
"Flores do Oriente" [...] universaliza a linguagem, embora não encha os olhos. É um filme capenga, algo emocionante, mas histriônico.
Rolling Stone
Pena que falte à produção uma necessária densidade emocional. E, com quase duas horas e meia, o filme é mesmo um massacre.
Zero Hora
Da beleza de Yu Mo [...], a líder das mulheres, à inocência das adolescentes, passando pela fanfarronice do coveiro, todos constituem estereótipos. Pela expectativa causada com a parceria entre Yimou e Bale, [...], "Flores do Oriente" é decepcionante.
Críticos.Com.Br
"Flores do Oriente" é talvez o mais tipico e menos entusiasmante filme da trajetória de Yimou para o cinema que antes o via como um gênio diferente.