Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
724 seguidores
713 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 29 de março de 2019
Filme baseado na vida do famoso guerrilheiro Carlos Lamarca (Paulo Betti). Capitão do Exército Brasileiro, em 1969 deserta e entra na luta armada contra o regime militar ditatorial. Envia sua família para Cuba, cai na clandestinidade, comanda assaltos e o sequestro do embaixador suíço. Apaixona-se por “Clara” (Carla Camurati), uma militante política, e vive uma turbulenta história de amor. Em 1971, embrenha-se no sertão baiano com o projeto de implantar no país a guerrilha rural. O filme recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais (não merecia tanto). Dirigido por Sérgio Resende e baseado no livro “Lamarca, o capitão da guerrilha”, de Emiliano José e Miranda Oldack. Um elenco carismático e reconhecido: Roberto Bomtempo, José de Abréu, Nelson Dantas, Debora Evelyn, Carlos Zara, Selton Mello, Nelson Xavier. O filme poderia ser mais realista, menos empostado. Os jargões e frases prontas vindas do roteiro e principalmente de Lamarca, são rebuscadas, fora da realidade, tirando a originalidade de uma cinebiografia.
Não sou nenhum estudioso de cinema, mas justamente por isso, achei grotesco como utilizaram sertanejos para determinadas falas onde notadamente o telespectador percebe que não são atores, soava falso, quase mambembe! O mesmo não se pode dizer de atores reais como Paulo Betti. A narrativa por longos minutos arrastada de fato mostra a perseguição do regime ditatorial da época. Não acho que deveria ter recebido tantas indicações a prêmios como na época em que foi lançado.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade