Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por João Carlos Sampaio
... uma obra-prima contemporânea, que eleva o 3D a outra dimensão. [...] Toda vez que o cinema consegue encurtar a distância entre o pensar e o sentir se faz grande, especial, e este filme é um caso exemplar.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
CineClick
por Roberto Guerra
Parcimonioso nas palavras, Wenders reconstrói a história artística de Pina Bausch com poesia e humanismo, proporcionando à audiência uma experiência sensorial pungente e agradável - elevada à enésima potência pelo uso do 3D.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
É exatamente isso do que se trata a dança e o que Pina fez: a tradução do sentimento, da emoção, em ação. Recomendado!
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[Os dançarinos de Pina Bausch] se transformam também nas ferramentas artísticas de um cineasta veterano que demonstra sua jovialidade criativa ao se estabelecer como um dos melhores realizadores a empregar a moderna tecnologia do 3D.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinepop
por Thais Nepomuceno
O longa é uma bela homenagem de Wenders a Pina Bausch e para os fãs de seu trabalho uma aula de artes cênicas.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
O principal ganho é a transposição da dança para um meio que amplifica a experiência teatral com uma tecnologia que intensifica a percepção da corporeidade, da materialidade de objetos, figurinos e dos movimentos.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Chamar "Pina" de documentário seria reduzir mesquinhamente sua grandeza e seu alcance. É ensaio, poesia, declaração de amor, manifesto estético, político e moral.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
O Globo
por Consuelo Lins
O cineasta Wim Wenders consegue uma façanha e tanto no seu filme sobre Pina Bausch: estar à altura da arte da coreógrafa alemã que revolucionou a dança contemporânea no final dos anos 70, associando-a ao teatro e à vida cotidiana.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Mariane Morisawa
A jogada de mestre foi filmar o documentário em 3D, mostrando que a tecnologia pode ser usada para outros fins que não as produções de ação e animação.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Você nunca viu um documentário como este porque pela primeira vez a A Terceira Dimensão esta a serviço da dança, da poesia, da expressão corporal, da preservação da obra de uma grande artista.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cineweb
por Neusa Barbosa
Wenders vem refinando seu talento em documentários [...] Mais uma vez, é o que faz aqui, ao encontrar cenários inusitados para as criações de Pina ...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinética
por Fábio Andrade
... como "Pina" é um filme pós-fim dos tempos, o resultado é ainda mais estranho: um musical europeu à americana melhor do que qualquer musical norte-americano feito nos últimos anos.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
Também em decorrência do uso muito inteligente do 3D, o espectador se dá conta da importância da espacialidade no trabalho de Pina Bausch. Como seu foco sempre foi o humano, mas jamais o desvinculando do mundo, o entorno das coreografias é fundamental.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Omelete
por Natália Bridi
Muito além do seu papel como diretor, contudo, Wenders constrói o filme com respeito de amigo e admirador, perpetuando a força e os movimentos da coreógrafa e levando a dança, o teatro, a arte e a vida de Pina ao mundo.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Piauí
por Eduardo Escorel
A ressalva possível a esse minimalismo é as sequências se tornarem repetitivas e o filme longo demais. [...] Fora esse senão, "Pina" é empolgante e vigoroso. Deslocar as coreografias para o espaço urbano é recurso eficaz e harmonioso que comprova a eficácia do 3D.
A crítica completa está disponível no site Revista Piauí
Revista Interlúdio
por Heitor Augusto
Saí do filme feliz com o tributo a uma linguagem e sua expoente, mas profundamente irritado com os cortes, interrupções ou mudanças de enquadramento que prejudicaram a minha fruição.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
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A Tarde
... uma obra-prima contemporânea, que eleva o 3D a outra dimensão. [...] Toda vez que o cinema consegue encurtar a distância entre o pensar e o sentir se faz grande, especial, e este filme é um caso exemplar.
CineClick
Parcimonioso nas palavras, Wenders reconstrói a história artística de Pina Bausch com poesia e humanismo, proporcionando à audiência uma experiência sensorial pungente e agradável - elevada à enésima potência pelo uso do 3D.
Cinema com Rapadura
É exatamente isso do que se trata a dança e o que Pina fez: a tradução do sentimento, da emoção, em ação. Recomendado!
Cinema em Cena
[Os dançarinos de Pina Bausch] se transformam também nas ferramentas artísticas de um cineasta veterano que demonstra sua jovialidade criativa ao se estabelecer como um dos melhores realizadores a empregar a moderna tecnologia do 3D.
Cinepop
O longa é uma bela homenagem de Wenders a Pina Bausch e para os fãs de seu trabalho uma aula de artes cênicas.
Folha de São Paulo
O principal ganho é a transposição da dança para um meio que amplifica a experiência teatral com uma tecnologia que intensifica a percepção da corporeidade, da materialidade de objetos, figurinos e dos movimentos.
Instituto Moreira Salles
Chamar "Pina" de documentário seria reduzir mesquinhamente sua grandeza e seu alcance. É ensaio, poesia, declaração de amor, manifesto estético, político e moral.
O Globo
O cineasta Wim Wenders consegue uma façanha e tanto no seu filme sobre Pina Bausch: estar à altura da arte da coreógrafa alemã que revolucionou a dança contemporânea no final dos anos 70, associando-a ao teatro e à vida cotidiana.
Preview
A jogada de mestre foi filmar o documentário em 3D, mostrando que a tecnologia pode ser usada para outros fins que não as produções de ação e animação.
Rubens Ewald
Você nunca viu um documentário como este porque pela primeira vez a A Terceira Dimensão esta a serviço da dança, da poesia, da expressão corporal, da preservação da obra de uma grande artista.
Cineweb
Wenders vem refinando seu talento em documentários [...] Mais uma vez, é o que faz aqui, ao encontrar cenários inusitados para as criações de Pina ...
Cinética
... como "Pina" é um filme pós-fim dos tempos, o resultado é ainda mais estranho: um musical europeu à americana melhor do que qualquer musical norte-americano feito nos últimos anos.
Gazeta do Povo
Também em decorrência do uso muito inteligente do 3D, o espectador se dá conta da importância da espacialidade no trabalho de Pina Bausch. Como seu foco sempre foi o humano, mas jamais o desvinculando do mundo, o entorno das coreografias é fundamental.
Omelete
Muito além do seu papel como diretor, contudo, Wenders constrói o filme com respeito de amigo e admirador, perpetuando a força e os movimentos da coreógrafa e levando a dança, o teatro, a arte e a vida de Pina ao mundo.
Revista Piauí
A ressalva possível a esse minimalismo é as sequências se tornarem repetitivas e o filme longo demais. [...] Fora esse senão, "Pina" é empolgante e vigoroso. Deslocar as coreografias para o espaço urbano é recurso eficaz e harmonioso que comprova a eficácia do 3D.
Revista Interlúdio
Saí do filme feliz com o tributo a uma linguagem e sua expoente, mas profundamente irritado com os cortes, interrupções ou mudanças de enquadramento que prejudicaram a minha fruição.