Antoine Fuqua não tinha dinheiro para pagar James Horner para compor o filme devido ao curto orçamento do longa. No entanto, por ter amado a ideia, James não se importou em fazê-lo gratuitamente.
Eminem foi originalmente selecionado para interpretar Billy Hope, que ele aceitou e começou a filmar. O longa teve que ser posto em espera, já que Eminem queria concentrar-se em sua carreira musical, de modo que o papel foi então dado a Jake Gyllenhaal.
Jake Gyllenhaal estudou o estilo de boxe de Miguel Cotto, a fim de desenvolver seu personagem.
No ínicio, a ideia do filme era para ser uma sequência, não-oficial, do filme 8 Mile: Rua das Ilusões (2002) com Eminem reprisando seu papel. Mas o script eventualmente evoluiu e a idéia foi abandonada.
Segundo o diretor Antoine Fuqua, Jake Gyllenhaal fez uma intensa rotina de treinamento para entender os sacríficios da vida de um lutador. Para isso, ele treinava duas vezes por dia, todos os dias da semana.
Primeiro roteiro cinematográfico de Kurt Sutter.
Este é o último filme composto por James Horner antes de morrer em um acidente de avião em 22 de junho de 2015. Os 33, também composto por Horner, será lançado ainda este ano.
As lutas de boxe em Las Vegas e no Madison Square Garden foram todas gravadas no mesmo local por mais de duas semanas. A Universidade da Pensilvânia, Indiana foi usada para simular ambos os locais de luta.
Algumas cópias do filme apresentam a frase "em memória do nosso amigo James Horner" nos créditos finais. O compositor morreu em um acidente de avião dias antes do filme estrear.
O personagem de Skylan Brooks,Hoppy, é uma homenagem a B-Rabbit, personagem de Eminem em 8 Mile: Rua das Ilusões.
Lupita Nyong'o chegou a ser escalada para o papel de Angela Rivera, mas desistiu devido as responsabilidades com Star Wars - O Despertar da Força (2015).
A música que toca no final deste filme, "Wise Man" de Frank Ocean, foi originalmente escrita para estar em Django Livre (2012). Quentin Tarantino não encontrou uma cena que pudesse encaixar a canção, de modo que ela foi retirada do corte final.
O título do filme [em inglês] é uma referência a posição tradicionalmente adotada por um boxeador canhoto. O termo "Southpaw" também é uma gíria para uma pessoa canhota.
Eminem trabalhou na trilha sonora do filme, mas não aparece fisicamente no filme.
Ryan Gosling, Bradley Cooper e Jeremy Renner foram considerados para o papel principal.
Nos primeiros créditos promocionais lia-se: "História por Kurt Sutter. Roteiro de Sutter e Richard Wenk". Sutter recebeu solo reconhecimento em "Escrito por" após uma audiência conduzida pelo Writers Guild of America.
Inicialmente, Harry Gregson-Williams foi anunciado como compositor do filme. Gregson-Williams chegou a declarar em uma entrevista no final de 2014, que já estava escrevendo a trilha. Não muito tempo depois, James Horner foi anunciado como compositor.
Eminem canta duas canções para o filme, "Fenomenal" e "Kings Never Die". Além de ser produtor executivo da trilha.
A cena em que Billy Hope (Jake Gyllenhaal) conhece Tick Willis (Forrest Whitaker) em sua escola de boxe, foi filmado em Pittsburgh, Pa. Porém, foi criado para parecer o Bronx, NY. Os sinais de rua foram alterados, trouxeram táxis de Nova York e falsas pichações foram pintados nas paredes, tudo para aparentar uma autêntica comunidade nova iorquina.