Minha conta
    Enquanto Somos Jovens
    Críticas AdoroCinema
    3,5
    Bom
    Enquanto Somos Jovens

    San Francisco way of life (hipster)

    por Renato Hermsdorff

    E seu sétimo longa-metragem, o diretor norte-americano Noah Baumbach retoma o tema do amadurecimento/ envelhecimento, terreno que já demostrava domínio - sobretudo em seu filme anterior, o hit cult da estação Frances Ha (2012) -, com uma nova história da qual é também o autor.

    Enquanto Somos Jovens narra o encontro de um casal quarentão (vivido por Ben Stiller e Naomi Watts) com outro, jovem (o onipresente Adam Driver e Amanda Seyfried, que estava em todas até dois anos atrás). Josh (Stiller) é um diretor de documentário e Cornelia (Watts), uma produtora de cinema, enquanto Jamie (Driver) é um aspirante a documentarista e Darby (Seyfried) faz sorvetes caseiros.

    A grande sacada dessa comédia é trabalhar a quebra de um paradigma. Os mais velhos são os típicos cidadãos da cidade grande, conectados, "antenados" – e sem filhos, ao contrário dos amigos mais próximos, da mesma idade, o que é motivo de conflito um tanto quanto óbvio.

    Por outro lado, o casal jovem pende para o lado analógico, de recusa tecnológica, de valorização do vintage, da fita K-7 e do "sorvete caseiro", ou seja, hipsters em sua potência mais elevada. Um retrato muito fiel e bem-humorado do "San Francisco way of life" dos nossos tempos.

    A condução do filme leva a situações tão divertidas quanto clichês (embora o roteiro tome um caminho um tanto quanto rocambolesco para sua resolução), o que, em comparação (inevitável) com o filme anterior do diretor, põe While We're Young (no original) em um patamar mais comercial/palatável. Mas, ainda assim, Baumbach entrega uma comédia (bem) acima da média.

    Filme visto no 39º Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro de 2014.

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top