Precedido por American Pie (1999), American Pie 2 - A Segunda Vez É Melhor Ainda (2001), American Pie - O Casamento (2003), American Pie 4 - Tocando a Maior Zona (2005), American Pie 5 - O Último Stifler Virgem (2006), American Pie - Caindo em Tentação (2007) e American Pie - O Livro do Amor (2009).
Apesar dos sete títulos, American Pie - O Reencontro dá continuidade aos três primeiros lançados nos cinemas, ignorando os demais que foram direto para as prateleiras das lojas e locadoras.
A necessidade de deixar claro que essa herança do que foi lançado em vídeo não seria motivo de orgulho, os produtores chegaram a pensar em chamar o filme de American Pie 4.
O título American Reunion só ratifica o conceito buscado por eles.
Em função desta opção por negar parte do passado, uma das condições para realizar esta produção era poder contar com o elenco original. E eles conseguiram reunindo toda a trupe nessa nova produção.
Um dos cartazes divulgados é totalmente alusivo ao primeiro filme, reforçando a ideia de foco nas raízes da franquia.
Longe da função, mas atuante na obra, Paul Weitz, que dirigiu o primeiro filme, entrou no projeto como produtor executivo e seu irmão Chris Weitz como produtor do longa.
Responsáveis pelos personagens Harold & Kumar, os roteiristas e diretores Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg são os mesmos da franquia Madrugada Muito Louca (2004).