Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Um visitante
4,0
Enviada em 24 de setembro de 2020
Mulan é uma das animações mais subestimadas da chamada "Era de Renascimento" da Disney. É um filme lindamente animado, com uma estória enxuta e inspiradora, e uma trilha sonora marcante. Se ao menos tivessem cortado o irritante Dragão falante de Eddie Murphy(que só está no filme para atender a demanda de uma demografia do público médio americano), e explorado mais o conto chinês em que se baseia, e, consequentemente, tivesse um pouco mais de cultura oriental em seu âmago, poderia ter sido um filme memorável no nível de Rei Leão e Bela e a Fera. Mas no geral, o saldo continua sendo bem positivo.
"Mulan" é, sem dúvida, uma das melhores animações da Disney pois tem todos os ingredientes da receita de sucesso na medida exata: comédia, ação, aventura, romance e drama temperados com muita cor e uma trilha sonora maravilhosa (cujo auge é quando a Mulan decide cortar seus cabelos e partir pra guerra, ao som de uma melodia épica, arrepiante e apaixonante). A comédia fica por conta de Mushu, que é simplesmente hilário, e dos três soldados amigos de Mulan que também arrancam gargalhadas, o filme ainda nos presenteia com ótimas piadas de duplo sentido. Outro destaque cômico é a vó da Mulan que tem ótimas tiradas quando está em cena. Não tem como não ficar arrepiado e eletrizado com as ótimas cenas de ação, uma mais bela que a outra, e a tensão é jogada nas alturas quando o vilão está em tela. Talvez esse seja um dos poucos pontos baixos: o vilão não é dos mais marcantes. Mesmo assim aterroriza e não compromete o todo! O romance de Shang e Mulan é super fofo e autêntico, mas ganha pouco destaque do filme. E o que falar da protagonista: ela tem uma personalidade fortíssima, é decidida, dedicada e inspiradora. Com certeza uma das personagens mais marcantes da Disney e de todo o cinema! Mulan é uma excelente opção de entretenimento para adultos e crianças, para rir e chorar, para divertir e arrepiar. Uma sessão de uma hora e meia que passa voando. Resta agora esperar para ver se o esperado e polêmico Live Action chega pelo menos aos pés desse clássico!
É um filme que marcou minha infância, e hoje, mais de 15 anos depois de seu lançamento, eu ainda sinto a felicidade ao terminar de assistir semelhante a da primeira vez. A história nos passa mensagens lindas de lealdade, coragem e determinação, mesmo com a rebeldia. Agora que estou um pouco mais velha, entendo melhor o verdadeiro sentido do filme, mas não pensaria duas vezes de assistir com alguma criança e explicar o que o filme quis dizer. Enfim, indico para pessoas de todas as idades.
Minha princesa favorita da Disney. Ela não é aquela princesa que quer casar e ter filhos e viver seu final feliz para sempre. Me identifico muito com o fato dela não saber quem é, de não se encaixar numa sociedade, dela viver o perigo e ir a luta. A trilha Sonora do filme fica na cabeça, a animação é demais.
Mulan é uma flexada no preconceito machista - tanto do filme, quanto da nossa vida real - atirada através da representação feminina de protagonismo, inteligência e bravura. Os produtores tiveram colocar as costumeiras marcas e referências estadunidenses, ao cruzar manias ocidentais, como o uso de lenços em momentos de choro, e até mesmo, um pouquinho de disco music nos momentos finais. Nada disso compromete o filme por causa do evidente detalhismo de animações muito bem preparadas: rostos, cenários e movimentos dignos da cultura chinesa. Não é atoa que tantas meninas tenham Mulan como seu filme de infância favorito. Ele ensina que ninguém deve se curvar às más tradições.
O filme Mulan traz um grande ensinamento no filme, ela não queria que seu pai fosse na guerra e ela decidiu passar por ser um homem porque ele estava debilitado devido a sua idade! Ela mostra sua inteligência, protagonismo feminismo e bravura tanto isso acontece na vida real e minha nota do filme é 3,5.
Uma boa animação, tem certas facilitações do roteiro que até para a animação é difícil de se engolir. Tem um vilão genérico e personagens secundários caricatos. É uma história agradável, muito bela e divertida.
Muito bom sem questões ideológicas e empoderamento feminino, que tanto querem idealizar em tudo... Um filme muito bem feito e bem acabado. Saudades dos tempos que sentavamos apenas para assistir a um bom filme.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade