Segundo Cédric Kahn, a roteirista Catherine Paillé e o editor Simon Jacquet tiveram muita liberdade de criação.
O diretor Cédric Kahn se inspirou em Ken Loach (Sweet Sixteen) e nos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (A Criança) para retratar de forma verossímel a realidade de A Vida Vai Melhorar .
Para o ator Guillaume Canet A Vida Vai Melhorar foi um filme complicado de realizar por ter que contracenar com uma criança, mas este contato com um menino de nove anos foi um dos fatores que o motivou a aceitar o papel de Yann.
Após atuar em comédias como Tudo o que Reluz (2009), Leïla Bekhti aceitou uma personagem dramática em A Vida Vai Melhorar.
Filmando em Saint Denis, o diretor Cédric Kahn pretendia mostrar a pobreza e a precariedade da região. Ele utilizou uma filmagem semi-documental em que os verdadeiros moradores da cidade serviram como figurantes.
Durante as filmagens, o diretor Cédric Kahn priorizou a improvisação, para garantir a espontaneidade do menino Slimane Khettabi.
Após a realização dos filmes L' Ennui (1998), Roberto Succo (2000) e Les Regrets (2008), Cédric Kahn resolveu mudar de direção e fazer uma história diferente das anteriores.