De acordo com James Cameron, as sequências de Avatar foram um empreendimento tão grande que ele dividiu os três roteiros entre a equipe de roteiristas de Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno.
James Cameron está preparado para encerrar a série Avatar após o terceiro filme se Avatar: The Way of Water não for lucrativo.
James Cameron confirmou que está pensando em filmar o filme em uma taxa de quadros mais alta. As possíveis taxas de quadros de interesse são 48 fps ou até 60 fps. Isso implicaria que uma versão rebaixada seria necessária para lançamento na maioria dos cinemas em todo o mundo ou este filme seria um pioneiro nas tentativas de colocar o HFR nos cinemas em todo o mundo.
Em entrevista com o site de notícias francesa 20 Minutes (via Culture Crave), James Cameron revelou que o terceiro filme apresentará um grupo vilão de Na'vi chamado Ash People (Povo das Cinzas). "Quero revelar os Na'vi de outro ângulo porque [até agora] só mostrei seus lados bons. Nos primeiros filmes, há exemplos humanos muito negativos e exemplos Na'vi muito positivos. Em Avatar 3 farei o inverso."