Tramas desta linha, tendem a seguir certos padrões de suspense e terror, onde, possivelmente, o final ou é esperado ou não satisfatório, com isso, fornecendo-nos uma ideia de continuação ou de que o mal venceu o bem, de alguma forma.
Tal vazio “pós-seção”, proporcionado pela não resolução por completo dos fatos ou insatisfatória, não ocorre neste excelente longa-metragem de suspense. Somando-se ainda a este magnífico desfecho, Robert De Niro (O Poderoso Chefão), como o antagonista renomado vidente Simon Silver, nos propicia um show de atuação, demonstrando sua total versatilidade no amplo mundo das artes cênicas, onde ele comprova que não importa sua idade, papel ou dificuldade, o brilhantismo será o mesmo.
Depois desta pesada “babada” pelo ator, fazem jus também a boas atuações o dois investigadores de boatos paranormais Sigourney Weaver (Alien e Avatar) e Cillian Murphy (o Espantalho, Inimigo de Batman), nos personagens de Margaret Matheson e Tom Buckley.
Esta trama se baseia na incessante e exaustiva pesquisa fornecida por dois estudiosos, de cujo objetivo é desmascarar situações enganosas proporcionadas por atuações fraudulentas de médiuns, videntes ou ilusionistas. Tais caminhos céticos, de explicações plausíveis e bem fundamentadas, servem de amparo científico não só para organizações influentes, como também para soluções de casos considerados “sobrenaturais”. Todavia, por finalidades diferentes, a dupla envida esforços para desvendar tais situações, as quais, no decorrer do filme, nos são passados com comoção, pasmem e aflição.
Estes postulados são fortemente contra-atacados ao depararem-se com Simon, um famoso vidente cego, ausente na mídia por longos 30 anos. De Niro, demonstrando um lado sombrio e meticuloso, chama a atenção de Tom, onde mesmo sendo fortemente advertido, por motivos ainda obscuros de sua parceira, segue cada vez mais em sua direção, na tentativa de desmascará-lo. Entretanto, quanto mais próximo se encontrava, fenômenos inexplicáveis e sinistros ocorriam com mais terror e frequência.
Detentor de um excepcional enredo, conclusão extremamente inesperada e esplêndida lição de vida, esta obra-prima conquista um 4,5; Deste modo, de total aconselhamento para amantes deste gênero e atuações célebres.