Assistindo novamente essa obra prima do gênio Steven Spielberg com quase 19 anos de lançamento, o tão aclamado filme de 1998: O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Saving Private Ryan). Me lembro da grande repercussão do filme lá no seu ano de lançamento e principalmente no Oscar de 1999, eram muitos comentários positivos, assuntos entre as pessoas entre vários tipos de conversas, o filme foi muito bem recepcionado entre os críticos. O RESGATE DO SOLDADO RYAN foi um marco no cinema naquele ano, se tornando mais tarde um grande inspirador para outros filmes de guerras, para novelas, para jogos de videos games, principalmente jogos de videos games, me lembro bem que vários títulos de jogos de guerras usaram como inspiração filmes como O RESGATE DO SOLDADO RYAN, um deles foi a franquia Call Of Duty (a cena da chegada à praia Omaha logo no início do filme foi usado em um dos jogos da franquia). Eu sou um grande apreciador de filmes de guerras, livros de guerras, jogos de guerras e sempre que acompanho uma obra como essa eu fico muito impactado e muito emocionado, imaginando como realmente tudo aconteceu. Um exemplo bem atual foi o belíssimo filme do Mel Gibson que concorreu ao Oscar desse ano: Até o Último Homem (Hacksaw Ridge).
Spielberg entregava uma obra em 1998 muito impactante para a época, um filme muito forte aos olhos dos seus espectadores e principalmente para aqueles que viveu a segunda guerra mundial. O grande cineasta dono de vários títulos de sucessos chegava com mais um grande trabalho que o levou ao prêmio de melhor diretor no Oscar de 1999, o longa ainda ganhou mais estatuetas por melhor fotografia, melhor edição, melhores efeitos de som e melhor som, totalizando 5 prêmios naquele ano. Foi realmente um sucesso estrondoso!!!
Falando um pouco dessa grande maravilha da sétima arte: O filme é simplesmente sensacional, fenomenal, fantástico, lindo, emocionante, tocante, singelo, verdadeiro, eu passaria o dia todo aqui juntando palavras para destacar o quão fenomenal é O RESGATE DO SOLDADO RYAN. Um filme que na época foi visto com outros olhos, muito forte e muito real, filmes de guerras quando são bem feitos não tem como não se impressionar, as cenas de batalhas são muito fortes, a guerra em si já é muito forte e dolorosa. O longa de Spielberg não economiza nos confrontos, mostrando a pura realidade vivida em campos de batalhas, as cenas são muito bem feitas e muito bem elaboradas e trabalhadas, mostrando soldados sendo mutilados por explosões e tiros, muitas tripas, vísceras e sangue. Pra época foi sensacional e muito impactante e eu assistindo de novo depois de tantos anos ainda me impressiono.
Os efeitos utilizados na época já eram muito bons, a fotografia cinzenta foi um grande destaque, os efeitos de sons são muito bons, conseguindo destacar o som de vários tiros, o som de um tanque, o som de um avião envolvido em grandes explosões sem perder a essência, a trilha sonora de John Williams está leve, envolvente e perfeita. O roteiro é o grande ponto em questão, que dividiu opiniões na época e que ainda dividi até hoje, sobre o fato da missão em resgatar o soldado Ryan e sacrificar vários homens pra salvar um, a questão da mãe de Ryan já ter perdido seus 3 irmãos, uma discussão feita até pelos próprios soldados da missão. Eu li vários comentários sobre essa questão dentro do filme, é aceitável e plausível opiniões diferentes, mas pra mim o roteiro funcionou direitinho no que se propunha com a missão e essa questão não tirou o brilho dessa grande obra.
O Longa possui um grande elenco, como o Capitão John H. Miller (Tom Hanks) que teve um bela atuação, o Sargento Michael Horvath (Tom Sizemore), Richard Reiben (Edward Burns), Daniel Jackson (Barry Pepper), Stanley Mellish (Adam Goldberg), Adrian Caparzo (Vin Diesel), Irwin Wade (Giovanni Ribisi), Timothy Upham (Jeremy Davies) e o James Francis Ryan (Matt Damon), todos muito bem, não tem muito o que comentar sobre os atores que compõem o filme, suas atuações falam por si só.
Portanto eu estou muito feliz e satisfeito por ter acompanhado novamente essa pérola do mundo cinematográfico. Steven Spielberg reinou mais uma vez e sou suspeito a falar desse gênio que acompanho desde a minha infância. Com certeza O RESGATE DO SOLDADO RYAN está entre os melhores filmes que eu já vi na vida, belíssima obra de cabeceira, pra comprar e guardar na coleção. É uma obrigação pra todos os cinéfilos que se prezem!!!