Depois de terminada as filmagens, Georges Méliès teve intenção de lançar o filme nos Estados Unidos e lucrar com ele. Infelizmente, o técnico Thomas A. Edison já tinha secretamente feito cópias, e em poucas semanas o filme já estava em terras americanas. Méliès nunca conseguiu nenhum dinheiro do sucesso que fez nos Estados Unidos, e faliu alguns anos mais tarde, enquanto Edison fez uma fortuna em cima do filme.
Esse foi um dos primeiros filmes que se tem conhecimento de ficção científica. Uma parte perto do final foi animada, fazendo com que esse seja um dos primeiros filmes animados também.
Em 2002, uma cópia do filme foi descoberto em um galpão na França. O incrível era que não só a maior parte do filme estava lá, mas que também ele era todo colorido à mão. O filme foi restaurado e lançado no ano seguinte no Pordenone Silent Festival.
O filme é composto de mais ou menos 30 cenas, sem nenhum diálogo ou closes. Méliès listou os capitulos no seu catálogo quase como os menus dos dvds de hoje em dia.
A banda de rock americana Smashing Pumpkins usou o filme como inspiração para o clipe da música "Tonight Tonight", que ganhou prêmio. O navio que aparece no final do video tem o nome de Méliès em homengem ao diretor Georges Méliès.
O diretor Georges Méliès e o filme foram homenageados pelo diretor Martin Scorsese em A Invenção de Hugo Cabret (2011).