Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Phelipe V.
494 seguidores
204 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 19 de dezembro de 2013
O argumento de Alain Resnais é GENIAL!!!! Mas, acredito que o efeito seria maior caso o filme fosse um pouquinho menor. Não é, entretanto, mas ainda assim, é sensacional. O interessante é que ele quer contar a história de Eurydice e Orpheu, mas, não quer fazê-lo de uma forma fácil ou comum. E a brincadeira criada por Antoine meio que remonta a intenção do cinema e opõe ele à intenção teatral de se confeccionar histórias. Não deixa de ser uma homenagem, já que estão ali diversos elementos costumeiros a nós: a tela, os espectadores passivos e remetentes da informação, os espectadores, ao mesmo tempo, encenando o que assistem em tela e a, inclusive, interação do que se vê em cena com o que se apresenta na tela. A imersão é enorme e à medida que vamos nos engendrando na teia de acontecimentos da história fica cada vez mais difícil de distinguir o que a realidade da ficção (algo já utilizado bastante pelo cineasta). Isso é amplificado ao sabermos que os atores estão interpretando a si mesmos. Ou não estariam interpretando a si mesmos interpretando personagens? Cinema de primeira qualidade, que faz refletir, pensar, e não entrega tudo de bandeja pra quem está assistindo. Uma ode à memória. Invertendo os papeis, se vê longe. Muito além do que pode parecer, ou que o quadro pode mostrar.
é interessante, é arte... gostei bastante da fotografia e algumas frases levam a gente a pensar na vida, mas no geral, um tanto sem nexo pro meu gosto.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade