Um verdadeiro clássico, um épico da história do cinema, e porque não, da história da humanidade. Um filme que retrata com precisão, a vida após a revolução industrial, e como o ser humano ser tornou escravo dessa nova era.
Chaplin no conduz nesse longa, a uma reflexão sobre a forma com que o ser humano é tratado no período pós revolução, onde a produção e os lucros, são mais importantes que o indivíduo. A primeira tomada do filme demonstra bem isso, quando vemos um bando e ovelhas correndo em uma direção, e logo após, vemos os trabalhadores na mesma situação entrando na fábrica, verdadeiramente como um rebanho, que não pensam, e são conduzidos numa mesma direção por seus superiores.
O detalhe é que Chaplin tem a capacidade de nos conduzir ao cenário político e social dos anos 30, de uma forma leve e descontraída, mas sem perder o foco da crítica social. A própria forma com que a justiça é abordada nos mostra como foi a época da caça as bruxas comunistas, fato que se intensificaria anos mais tarde.
Um filme que aborda as manifestações dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, os sonhos e as frustrações do proletariado, as decisões arbitrarias das autoridades que deveriam zelar pelo cumprimento da lei, as dificuldades enfrentadas pelos desempregados, as greves... Tudo isso com o carisma e humor de um verdadeiro mito do cinema, e sem dizer uma única palavra.
Tempos Modernos, apesar de datar 1936, nos parece cada vez mais atual, quando vemos que, em tantos anos parece que muita coisa definitivamente não mudou. E essa brilhante obra continua a nos impressionar.
Paulette Godard interpreta uma pobre garota órfã, que vive com suas dua irmãs e seu pai desempregado, e se vê em enormes dificuldades até mesmo para se alimentar, e tem uma atuação de gala, brilhando ao lado de ninguém mais do que o gênio dos gênios: Charles Chaplin. De quem se tornara esposa.
Chaplin como sempre, está magistral, pois consegue nos fazer rir e ao mesmo tempo refletir, sobre uma situação séria e importante.
A cena de Chaplin nas engrenagens da máquina na fábrica é inclusive até hoje, uma das mais famosas da história do cinema, e faz parte de um dos momentos mais hilários desse filme, tal como a chegada dele e de sua companheira ao novo lar: um barraco de madeira, onde tudo fatalmente despencava de alguma forma.
A fotografia do filme, em preto e branco, é simplesmente deslumbrante, e o desenrolar da história é fantástico, tal como o número musical de Chaplin, perto do fim, e o seu emocionante desfecho.
Em resumo, acredito não ser digno de falar muito mais sobre esse grande clássico, pois não há mais palavras que possam descrever a grandeza que é a experiência de assisti-lo, e aqueles que realmente amam a Sétima Arte pensarão da mesma forma ao verem, e se sentirão honrados por estarem frente a frente com a grande obra, do mestre dos mestres do cinema, o magnífico Charles Spencer Chaplin.
Nota: 10