Viagem furada
por Lucas SalgadoLançado há 75 anos, O Mágico de Oz é até hoje uma referência cinematográfica, um verdadeiro clássico, com trilha e atuações inesquecíveis, em especial das lendárias Judy Garland e Margaret Hamilton como Dorothy e Bruxa Má do Oeste, respectivamente. O filme continua atual e querido, motivo pelo qual o cinema tem buscado reaproveitar a história. Foi assim com Oz, Mágico e Poderoso, fraco longa estrelado por James Franco, Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams, que chegou aos cinemas no ano passado. Agora, é a vez de A Lenda de Oz tentar se aproveitar da fama do original.
Assim como o live-action de 2013, a animação de 2014 não consegue capturar o espírito do original. A história é muito simples, mesmo em se tratando de um filme infantil. Não há conflito. Não um que seja eficiente. O vilão não é nenhum pouco ameaçador e você nunca duvida que no final tudo vai dar certo.
Deve-se evitar maiores comparações com O Mágico de Oz, afinal são produções de tamanhos e qualidades completamente diferentes. O novo filme é até corajoso ao deixar um pouco de lado personagens clássicos como o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho, mas não é eficiente ao criar um novo grupo de amigos para a protagonista.
Após retornar ao Kansas, Dorothy é obrigada a conviver com a destruição causada pelo tornado. Antes que pudesse ajudar os tios a enfrentar as novas dificuldades, ela é chamada a Oz pelos amigos, que enfrentam a ameaça de um novo vilão, o ex-bobo da corte Bufão, irmão da Bruxa Má do Oeste. Ela retorna a Cidade de Esmeraldas para se deparar com um cenário de abandono. Então, é obrigada a procurar pelos amigos, que foram levados por Bufão.
Seguindo a ideia do clássico de 1939, ela caminha pelo reino de Oz na companhia de Totó e vai acolhendo novos amigos em sua missão. Sem grandes momentos, o espectador acompanha os 88 minutos de duração sem momentos de êxtase.
Dirigido por Dan St. Pierre e William Finn, o longa conta com músicas nada memoráveis e com uma animação apenas razoável deste universo de Pixar, DreamWorks e companhia. O destaque vai para o elenco de vozes original, que traz nomes como Lea Michele, Kelsey Grammer, James Belushi, Dan Aykroyd, Hugh Dancy, Patrick Stewart, Oliver Platt e Martin Short. Os brasileiros Manu Gavassi e Rodrigo Lombardi emprestam suas vozes na versão dublada.