"Amanhecer", o último livro da série, foi dividido em dois filmes. Ambos foram rodados simultaneamente.
As filmagens ocorreram entre 1º de novembro de 2010 e 15 de março de 2011.
Tanto bebês animatrônicos quanto de verdade, em torno de três semanas de vida, foram usados nas filmagens de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2. A atriz Kristen Stewart declarou que preferia contracenar com os verdadeiros, já que desta forma conseguia ter uma atuação melhor.
O primeiro trailer do filme foi exibido antes de todas as sessões de Jogos Vorazes nos Estados Unidos. Vale lembrar que, em janeiro de 2012, a Lionsgate, responsável pela adaptação do livro "Jogos Vorazes" para os cinemas, adquiriu a Summit Entertainment, produtora da série Crepúsculo.
Precedido por Crepúsculo (2008), A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009), A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010) e A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011).
Em agosto de 2012, Kristen Stewart e Robert Pattinson romperam o namoro devido ao caso que ela teve com o diretor Rupert Sanders durante as filmagens de Branca de Neve e o Caçador (2012). O rompimento ganhou grande repercussão na mídia, especialmente devido à divulgação de fotos da atriz com Sanders e também ao pedido público de desculpas dela. Meses depois, antes do lançamento de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, eles já haviam reatado.
Orçado em US$ $131,5 milhões, este é o filme mais caro de toda a Saga Crepúsculo.