Esta é a terceira versão da uma mesma história. A primeira foi O Monstro do Ártico (1951).
O novo A Coisa foi concebido para ser uma refilmagem do clássico O Enigma do Outro Mundo (1982), dirigido por John Carpenter, mas os produtores convenceram o estúdio Universal de que seria melhor não seguir este caminho por considerarem o filme perfeito. Assim, a opção foi criar um prelúdio do filme de Carpenter.
Após a mudança de rumo no projeto uma única coisa acabou não sendo trocada: o título. O novo filme tem o mesmo nome The Thing do original porque não queria criar um subtítulo ou algo parecido.
Apesar de A Coisa ser a tradução literal para The Thing, a opção pelo título no Brasil foi criticada por já existir um filme de terror com este nome, no caso A Coisa, de 1985.
O longa teve orçamento estimado em US$ 38 milhões.
Foi apontado como um dos maiores fracassos de 2011 pela revista The Hollywood Reporter por ter arrecadado apenas US$ 27,4 milhões.
Foi rodado inteiramente no Canadá.
O ator Dennis Storhøi (O 13º Guerreiro) tinha sido escalada para viver o personagem Sander, mas deixou o filme por razões pessoais e no seu lugar foi contratado Ulrich Thomsen (Caça às Bruxas).