O filme é continuação de Independence Day (1996).
Roland Emmerich chegou a anunciar que seriam lançadas duas continuações do filme de 1996, ID Forever - Part 1 e ID Forever – Part 2. Ao anunciar o segundo longa, no entanto, a Fox Filmes não falou nada sobre uma terceira parte e ignorou o subtítulo Forever.
Logo após o sucesso do primeiro filme, a Fox, estúdio que o produziu, contratou o roteirista Dean Devlin para começar a escrever o roteiro de uma sequência. Ele não gostou do resultado final, não entregou o roteiro para os produtores e ainda devolveu o dinheiro à Fox. Apenas 15 anos após, quando o diretor Roland Emmerich o chamou para trabalhar na sequência, é que ele sentiu que tinha a história perfeita.
O orçamento do filme é de U$ 200 milhões, U$ 125 milhões a mais do que o do original - que arrecadou cerca de U$817 milhões nas bilheterias mundiais.
Will Smith chegou a estar ligado à sequência, mas o estúdio declinou de sua participação por causa do alto valor pedido pelo ator para as prováveis duas sequências: um salário de U$ 50 milhões.
Jessie T. Usher irá interpretar o filho adotivo de Will Smith, enquanto Liam Hemsworth interpreta o genro do personagem de Bill Pullman.
É a primeira sequência dirigida pelo experiente Roland Emmerich.
O filme foi rodado, em parte, em locação na cidade de Wendover, no Utah.
A atriz Susan Sarandon recusou um papel principal no filme, por achar que o seu roteiro era muito confuso.
David Arnold, o compositor da trilha sonora original do primeiro fillme, revelou em sua conta pessoal do Twitter que não foi convidado para trabalhar na sequência. Ainda assim, o estúdio detém todos os direitos de todas as suas canções - podendo usar na sequência.