Na Portugal da década de 1950, o fotógrafo Isaac (Ricardo Trêpa) vai à região do Douro para documentar antigos métodos de trabalho nas vinhas. Hospedado numa pequena pensão, ele é acordado subitamente à noite para fotografar o corpo de Angélica (Pilar López de Ayala), uma linda moça que acabara de falecer.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
O Estranho Caso de Angélica
Para cinéfilos
por Bruno Carmelo
Hoje em dia, é quase impossível encontrar uma crítica sobre um filme de Manoel de Oliveira que não mencione, desde as primeiras linhas, a idade do cineasta. Todos se espantam com o fato que ele ainda dirija filmes, escreva e esteja presente a cada produção. Por causa da idade, cada novo filme é visto como um fenômeno, e também como um testamento, por ser possivelmente o último. Assim, qualquer referência à morte ou ao cinema – temas que ele aborda há décadas – parecem ganhar um significado mais profundo, um valor inestimável aos adoradores do cinema de autor.
Neste contexto, me parece justo afirmar que Manoel de Oliveira tem sido apreciado acima de tudo pelo fato de estar vivo. Mais do que um artista, ele é louvado de maneira paternalista por fazer aquilo que julgam que ele não deveria estar fazendo: trabalhando, criando. Entretanto, seria mais importante pensar em O Estranho Caso de Ang
Não estou muito familiarizado com o cinema de Manoel de Oliveira, mas esse filme aqui achei bem fraco. Até começa bem, as cenas iniciais com o fotógrafo (e nós) ainda sem saber quem raios é Angélica são bem tensas, e a cena da fotografia é MUITO bem escrita e realizada, mas ao longo do filme, a história vai ficando cada vez mais insuportável de se acompanhar e o tom se perde completamente. O filme é chato, por si só. De bom, salva-se ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade