Inicialmente, o título original seria "Glitter Kids". O título foi alterado por causa de uma homenagem música "Velvet Goldmine" de David Bowie, um dos líderes do glam rock, lançada no disco "The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars".
Apesar do título do filme ter se inspirado em uma de suas canções, a trilha sonora de não possui nenhuma música de Bowie. O motivo que o próprio músico não autorizou o uso de suas canções no filme, argumentando que pretende no futuro fazer o seu próprio filme sobre o período do glam rock britânico.
Apesar do filme apresentar um panorama sobre o glam rock britânico, todos os personagens mostrados no filme são fictícios, tendo sido inspirado em alguns dos líderes do gênero da época, como David Bowie e Iggy Pop.
O ator Ewan McGregor cantou realmente todas as músicas de seu personagem em Velvet Goldmine. Já Jonathan Rhys Meyers, que interpreta o roqueiro Brian Slade, chegou a cantar a maioria das músicas do personagem, mas algumas foram dubladas por Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead.
O filme demorou mais de um ano para ser lançado comercialmente nos cinemas brasileiros, devido a problemas com sua distribuidora.
OSCAR
1999
Indicação
Melhor Figurino
BAFTA
1999
Ganhou
Melhor Figurino
Indicação
Melhor Maquiagem
FESTIVAL DE CANNES
1998
Ganhou
Melhor Contribuição Artística - Todd Haynes
Indicação
Palma de Ouro