Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
Gravidade, de Alfonso Cuarón, sobre astronautas lidando com um desastre, é um filme enorme e tecnicamente deslumbrante [...] Você pode sentir, pela primeira vez desde "Os Eleitos", que um blockbuster de Hollywood pode captar a essência de um trabalho que muitos não podem imaginar [...]
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Critikat.com
por Mathieu Macheret
A ação torna-se um puro problema de trajetória e de alcance, para resistir à deriva e aos perigos do espaço [...] Este grande problema de física, magistralmente retratado em três dimensões, compõe miraculosamente o tema do filme, simples e eficaz como uma corrente de ar.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Críticos.Com.Br
por Marcelo Janot
São tantas as qualidades e requintes em cada detalhe que fica difícil resistir à tentação de rever "Gravidade". Se para o crítico isso pode significar uma melhor compreensão do conjunto de ideias e da concepção da obra, para o espectador é outro passaporte para reembarcar rumo ao mais próximo do que já se viu da sensação de flutuar no espaço.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
New York Times
por A. O. Scott
Faz um longo tempo desde que um cineasta conjurou o temor de "2001: Uma Odisséia no Espaço" ou o terror de "Alien" ou capturou com frescor a maravilha assustadora de uma viagem fora da nossa atmosfera nativa. Sr. Cuarón é bem-sucedido ao amarrar técnicas complexas - tanto digitais quanto analógicas - a uma narrativa simples.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Rodrigo Fonseca
Uma vez nas lacunas do céu, o diretor usa Ryan (e o talento da Sra. Bullock) como um veículo para discutir a perseverança e o instinto de superação, fazendo da palavra um elemento coadjuvante para um espetáculo imagético.
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Omelete
por Érico Borgo
Esteta, Cuarón encontra no espaço e o controle milimétrico de seu set. Há cenas de beleza intensa e grande significado [...] Nas lágrimas sem gravidade, Cuarón aprecia a beleza da fragilidade humana - e sua tenacidade.
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Screen International
por Mark Adams
O filme angustiante e espetacular de Alfonso Cuarón é um suspense espacial tenso e excitante, um verdadeiro prazer, conduzido por atuações excelentes de Sandra Bullock e George Clooney, além de ótimos efeitos especiais.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Ao mesmo tempo, o filme mais realista e bem coreografado já ambientado no espaço, "Gravidade" é uma emocionante história de sobrevivência enriquecida com interlúdios de tensão de tirar o fôlego e momentos de surpresa.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Justin Chang
A angustiante odisseia espacial de Alfonso Cuarón contém um tom de deslumbramento, terror e suspense que deve impressionar os críticos e as audiências do mundo inteiro.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Isabela Boscov
"Gravidade" é um dos maiores feitos de revolução tecnológica que eu já vi no cinema [...] Nunca você vai se sentir no espaço com tanta verossimilhança quanto em "Gravidade".
A crítica completa está disponível no site Veja
Cinema com Rapadura
por Diego Benevides
A direção de Cuarón é certeira, abusando dos longos planos sequências, dos cortes quase sempre muito discretos e da mise-en-scène. Cuarón também faz bom uso da alternância entre planos...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
Em um dos melhores filmes do ano, o diretor consegue fazer uso do que há de mais avançado em termos de tecnologia aplicada ao cinema, inclusive o 3D, a serviço de uma discussão fundamentalmente existencial e intimista. E consegue injetar frescor e invenção a um gênero que parecia fadado ao lugar-comum.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
A Tarde
por João Carlos Sampaio
Tudo fascina pela tentativa de uma fiel reprodução do que seria estar fora do planeta. [...]Se não chega a ser uma obra-prima como os citados 2001 e Solaris, constrói uma textura dramática de grande força e uma tensão narrativa que não deixa ninguém piscar.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Blogs Pop
por Lucas Vinicius
Alfonso Cuarón, Sandra Bullock e George Clooney fizeram um trabalho sensacional, sem dúvida Gravidade é um dos melhores filmes do ano… e seria uma verdadeira lástima ele não ganhar alguns prêmios cinematográficos!
A crítica completa está disponível no site Blogs Pop
Chronic'art.com
por Guillaume Orignac
No momento em que o cinema pensa sobre seu futuro, entre o prazer imersivo do vídeo game e os códigos da séries de televisão, é preciso reconhecer que Alfonso Cuarón atualiza a fórmula hollywoodiana, resolvendo questões teóricas contemporâneas em 90 minutos de deflagração espetacular.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
CineClick
por Cristina Tavelin
Alguns pontos fazem de "Gravidade" um filme incrivelmente instigante. O mais pleno deles se apresenta diversas vezes: o jogo contínuo entre pequenez e grandeza, conhecido e desconhecido.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Brilhante também ao trazer Ed Harris como a voz que orienta os astronautas a partir de Houston (uma escalação perfeita, já que o ator foi figura marcante em Os Eleitos e Apollo 13), "Gravidade" é um filme que respeita a Ciência mesmo colocando-a totalmente a serviço do Drama, revelando-se, no processo, como um dos melhores trabalhos de 2013.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineplayers
por Rodrigo Torres de Souza
"Gravidade" se mostra tematicamente menos ambicioso e versátil do que se poderia esperar, mas corresponde plenamente enquanto realização cinematográfica, pela engenhosidade de suas cenas, e (mero) exercício de gênero.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cinepop
por Pablo Bazarello
As imagens e efeitos são belíssimos, criados pela equipe de técnicos de efeitos especiais. Mas como dizem, hoje em dia todos são capazes de criar efeitos, embora aqui eles realmente impressionem, e sejam sempre usados a favor da história, e não ao contrário.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
O filme é um espetáculo audiovisual sensorial, um planetário imersivo em 3D. Os aspectos mais humanos, entretanto, não trazem nada de especial à temática clássica dos náufragos.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
É difícil imaginar que [Alfonso Cuarón] conseguisse realizar um filme tão enxuto, tão bem amarrado, que é uma pequena jóia, uma obra-prima de suspense e tensão (daqueles de você ficar colado na tela e assustado, torcendo).
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Xan Brooks
Um filme brilhantemente tenso e envolvente sobre dois astronautas em perigo; um mergulho pela imensidão que vai te deixar completamente sem fôlego.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Zero Hora
por Daniel Feix
Contudo, antes que você se dê conta do sentimentalismo esquemático que marca as produções da indústria, terá ficado boquiaberto com o virtuosismo do balé de corpos para além da gravidade.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineweb
por Neusa Barbosa
Uma angustiante corrida contra o tempo e a falta de oxigênio. A procura desse realismo, assim, justifica o investimento no 3D. [...] Talvez uma ênfase excessiva seja colocada na história familiar da dra. Ryan, que apenas força um pouco mais as emoções à flor da pele...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Revista Interlúdio
por Bruno Cursini
Cuarón é mais talentoso e inteligente do que a média de seus companheiros de ofício [...] Para tanto, não se furta às concessões [...] de qualquer drama de superação emocional que, aqui, apenas ganham uma outra roupagem, com crescentes e ininterruptas explosões ...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rolling Stone
por Alessandro Giannini
Concebido para tirar proveito tanto dos efeitos especiais quanto do 3D, o filme cria uma atmosfera de ansiedade e desconforto que extrapola os limites da tela. Não há subtramas, pistas falsas, reviravoltas ou outros recursos narrativos que surpreendam ou enganem o espectador. Está tudo ali, ao alcance dos olhos.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
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Chicago Sun-Times
Gravidade, de Alfonso Cuarón, sobre astronautas lidando com um desastre, é um filme enorme e tecnicamente deslumbrante [...] Você pode sentir, pela primeira vez desde "Os Eleitos", que um blockbuster de Hollywood pode captar a essência de um trabalho que muitos não podem imaginar [...]
Critikat.com
A ação torna-se um puro problema de trajetória e de alcance, para resistir à deriva e aos perigos do espaço [...] Este grande problema de física, magistralmente retratado em três dimensões, compõe miraculosamente o tema do filme, simples e eficaz como uma corrente de ar.
Críticos.Com.Br
São tantas as qualidades e requintes em cada detalhe que fica difícil resistir à tentação de rever "Gravidade". Se para o crítico isso pode significar uma melhor compreensão do conjunto de ideias e da concepção da obra, para o espectador é outro passaporte para reembarcar rumo ao mais próximo do que já se viu da sensação de flutuar no espaço.
New York Times
Faz um longo tempo desde que um cineasta conjurou o temor de "2001: Uma Odisséia no Espaço" ou o terror de "Alien" ou capturou com frescor a maravilha assustadora de uma viagem fora da nossa atmosfera nativa. Sr. Cuarón é bem-sucedido ao amarrar técnicas complexas - tanto digitais quanto analógicas - a uma narrativa simples.
O Globo
Uma vez nas lacunas do céu, o diretor usa Ryan (e o talento da Sra. Bullock) como um veículo para discutir a perseverança e o instinto de superação, fazendo da palavra um elemento coadjuvante para um espetáculo imagético.
Omelete
Esteta, Cuarón encontra no espaço e o controle milimétrico de seu set. Há cenas de beleza intensa e grande significado [...] Nas lágrimas sem gravidade, Cuarón aprecia a beleza da fragilidade humana - e sua tenacidade.
Screen International
O filme angustiante e espetacular de Alfonso Cuarón é um suspense espacial tenso e excitante, um verdadeiro prazer, conduzido por atuações excelentes de Sandra Bullock e George Clooney, além de ótimos efeitos especiais.
The Hollywood Reporter
Ao mesmo tempo, o filme mais realista e bem coreografado já ambientado no espaço, "Gravidade" é uma emocionante história de sobrevivência enriquecida com interlúdios de tensão de tirar o fôlego e momentos de surpresa.
Variety
A angustiante odisseia espacial de Alfonso Cuarón contém um tom de deslumbramento, terror e suspense que deve impressionar os críticos e as audiências do mundo inteiro.
Veja
"Gravidade" é um dos maiores feitos de revolução tecnológica que eu já vi no cinema [...] Nunca você vai se sentir no espaço com tanta verossimilhança quanto em "Gravidade".
Cinema com Rapadura
A direção de Cuarón é certeira, abusando dos longos planos sequências, dos cortes quase sempre muito discretos e da mise-en-scène. Cuarón também faz bom uso da alternância entre planos...
Gazeta do Povo
Em um dos melhores filmes do ano, o diretor consegue fazer uso do que há de mais avançado em termos de tecnologia aplicada ao cinema, inclusive o 3D, a serviço de uma discussão fundamentalmente existencial e intimista. E consegue injetar frescor e invenção a um gênero que parecia fadado ao lugar-comum.
A Tarde
Tudo fascina pela tentativa de uma fiel reprodução do que seria estar fora do planeta. [...]Se não chega a ser uma obra-prima como os citados 2001 e Solaris, constrói uma textura dramática de grande força e uma tensão narrativa que não deixa ninguém piscar.
Blogs Pop
Alfonso Cuarón, Sandra Bullock e George Clooney fizeram um trabalho sensacional, sem dúvida Gravidade é um dos melhores filmes do ano… e seria uma verdadeira lástima ele não ganhar alguns prêmios cinematográficos!
Chronic'art.com
No momento em que o cinema pensa sobre seu futuro, entre o prazer imersivo do vídeo game e os códigos da séries de televisão, é preciso reconhecer que Alfonso Cuarón atualiza a fórmula hollywoodiana, resolvendo questões teóricas contemporâneas em 90 minutos de deflagração espetacular.
CineClick
Alguns pontos fazem de "Gravidade" um filme incrivelmente instigante. O mais pleno deles se apresenta diversas vezes: o jogo contínuo entre pequenez e grandeza, conhecido e desconhecido.
Cinema em Cena
Brilhante também ao trazer Ed Harris como a voz que orienta os astronautas a partir de Houston (uma escalação perfeita, já que o ator foi figura marcante em Os Eleitos e Apollo 13), "Gravidade" é um filme que respeita a Ciência mesmo colocando-a totalmente a serviço do Drama, revelando-se, no processo, como um dos melhores trabalhos de 2013.
Cineplayers
"Gravidade" se mostra tematicamente menos ambicioso e versátil do que se poderia esperar, mas corresponde plenamente enquanto realização cinematográfica, pela engenhosidade de suas cenas, e (mero) exercício de gênero.
Cinepop
As imagens e efeitos são belíssimos, criados pela equipe de técnicos de efeitos especiais. Mas como dizem, hoje em dia todos são capazes de criar efeitos, embora aqui eles realmente impressionem, e sejam sempre usados a favor da história, e não ao contrário.
Diário de Pernambuco
O filme é um espetáculo audiovisual sensorial, um planetário imersivo em 3D. Os aspectos mais humanos, entretanto, não trazem nada de especial à temática clássica dos náufragos.
Rubens Ewald
É difícil imaginar que [Alfonso Cuarón] conseguisse realizar um filme tão enxuto, tão bem amarrado, que é uma pequena jóia, uma obra-prima de suspense e tensão (daqueles de você ficar colado na tela e assustado, torcendo).
The Guardian
Um filme brilhantemente tenso e envolvente sobre dois astronautas em perigo; um mergulho pela imensidão que vai te deixar completamente sem fôlego.
Zero Hora
Contudo, antes que você se dê conta do sentimentalismo esquemático que marca as produções da indústria, terá ficado boquiaberto com o virtuosismo do balé de corpos para além da gravidade.
Cineweb
Uma angustiante corrida contra o tempo e a falta de oxigênio. A procura desse realismo, assim, justifica o investimento no 3D. [...] Talvez uma ênfase excessiva seja colocada na história familiar da dra. Ryan, que apenas força um pouco mais as emoções à flor da pele...
Revista Interlúdio
Cuarón é mais talentoso e inteligente do que a média de seus companheiros de ofício [...] Para tanto, não se furta às concessões [...] de qualquer drama de superação emocional que, aqui, apenas ganham uma outra roupagem, com crescentes e ininterruptas explosões ...
Rolling Stone
Concebido para tirar proveito tanto dos efeitos especiais quanto do 3D, o filme cria uma atmosfera de ansiedade e desconforto que extrapola os limites da tela. Não há subtramas, pistas falsas, reviravoltas ou outros recursos narrativos que surpreendam ou enganem o espectador. Está tudo ali, ao alcance dos olhos.