Contextual:
O filme passou boas e más mensagens, talvez com uma produção influenciada por temas quase que "obrigatórios" naquele momento (Vietnã, racismo, preconceito, drogas, liberdade, euforia da corrida espacial, entre outros).
Ao meu ver (minha opinião), a "película" foi salva pela participação de Jack Nicholson.
Mas temos que admitir que o filme conquistou e influenciou o público e seu próprio meio.
Visão Técnica:
Até a participação do personagem George Hanson (Jack Nicholson), o filme estava limitado à frases curtas e primárias, com a nítida ideia de emplacar Peter Fonda como ator (vi como muito tendencioso neste sentido).
Sinceramente, parece que foi um filme criado para o Peter Fonda (e olha que sou fã do pai, Henry Fonda).
Se observar nos créditos, no final, o personagem de Jack Nicholson foi considerado apenas como coadjuvante secundário (quase um figurante), definido no texto como participante da cena "jail" (cadeia). Quem viu o filme, sabe que foi muito mais que isso; ao meu ver, houve um desacerto entre a produção e o cara que salvou a "película".
Mesmo assim, parece que Jack foi reconhecido por quem assistiu a obra.
Após a morte do personagem "George Hanson" (Jack Nicholson), a estória transformou-se num pandemônio de delírios, com álcool, drogas e sexo; com muitas edições e recortes exagerados, passando uma imagem mais para "acaba logo" do que "psicodélica", como muitos consideram.
É conhecido o fato de que o ator definido inicialmente para o papel de "George Hanson", seria Rip Torn, que segundo relatos, saiu da produção do filme após ser ameaçado pelo diretor (Dennis Hopper, diretor e personagem "Billy") de agressão. Há relatos de que Hopper dirigia o filme forçando muitos improvisos e sob o efeito de álcool e drogas, demonstrando agressividade com os participantes da produção. Mas, entendo que este "caminho das pedras" tem sim, os méritos de Dennis Hopper.
Quanto as cenas finais, entendo que foi mais um "acabe logo com isso e nos considere vítimas!", estando alinhadas com a segunda parte do filme.
Esta é só minha opinião sobre um filme que sei que marcou e influenciou.
Sim, sou fã de Jack Nicholson.