O abrigo (The divide), Xavier Gens (2011
Após a um ataque de uma bomba nuclear na cidade de NY, em algum ponto da cidade há noves sobreviventes que conseguiram escapar da iminente explosão se protegendo em um porão de um prédio onde todos eram moradores do local.
Adrien, Delvin, Eva, Sam, Mickey, Bobby, Josh, Marilyn e a pequena Wendy são os sobreviventes desse ataque e Mickey é o zelador do prédio onde se encontra o porão. É aqui onde tudo começa. Os sobreviventes vão conversando entre si em busca de algumas respostas, mas não sabem sobre o que se trata, apenas Mickey que alega ser um ataque do Afeganistão.
'The Divide' é na verdade um terror psicológico que vai nos mostrando como o ser humano vai se deteriorando psicologicamente e fisicamente em um local totalmente isolado com poucos mantimentos para sobrevivência e sem nenhum meio de comunicação com o 'mundo lá fora'.
Até onde o ser humano é capaz de manter a sua sanidade? 'The divide' me lembrou aos filmes 'Quarentena' e 'Ensaio sobre a cegueira'. Segue a mesma ideia, só que de uma forma muito mais forte. Muito mais tensa. Divergências, ameaças, humilhações, desesperos e situações insanas são o que circulam entre os sobreviventes. A cada minuto tudo vai aumentando até chegar ao ponto mais alto da loucura.
Há ponta solta no roteiro, mas a ideia de mostrar como cada um vai reagindo a este tipo de situação que é bem interessante.
Como diz o ditado: "Só os fortes sobrevivem"
Bem vindo ao poço da insanidade!