“Um dos filmes mais esperados do ano acaba sendo uma grande decepção”
Quando anunciaram que iria ter um filme da Barbie várias pessoas ficaram empolgadas, mesmo que algumas nunca irão admitir isso. Esse longa despertou curiosidade em várias pessoas, tanto naqueles que queriam ver por parecer bom e algo totalmente diferente, além disso o marketing que foi feito para esse projeto foi muito forte que conseguiu alcançar muita gente. O filme da Barbie em nenhum Momento consegue ser esse filme incrível que todos esperavam, ele tem coisas boas, mas infelizmente tem mais coisas ruins do que boas.
Qual a história de Barbie?
No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland - o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai da Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
O roteiro é ruim. A primeira cena de um filme é importante ser boa, já que ela dá a primeira impressão e dá alguma dica sobre o que veremos. A primeira cena de Barbie é ruim, é simplesmente ridícula. É uma cópia descarada de 2001 uma odisseia no espaço, só que invés de macaco quebrando um osso temos uma menina quebrando uma boneca, mostrando que está abandonado a boneca para começar a brincar com a Barbie, isso é algo totalmente desnecessária para a trama e não acrescenta em nada e causa uma impressão nada boa. O filme da Barbie faz certas criticas a sociedade, só que ela faz de um péssimo jeito fazendo com que em nenhum momento levar essas criticas a sério por a cada minuto ter uma piada, ou seja não fica claro se querem que o espectador ria, ou pense. As piadas são péssimas, uma pior que a outra, tem muitos poucos momentos que a comédia funcione. Desconstroem a imagem do Ken que todos conhecemos, fizeram ele como se fosse o vilão isso não faz nenhum pouco sentido. Eles fazem com que o Ken passe de fiel e namorado da Barbie para vilão. O final do filme é péssimo, onde parece que os personagens do mundo da Barbie não aprenderam nada com o que aconteceu, invés de eles criarem um mundo justo, já que teve um momento que teve o controle das Barbies e outro dos Ken, as Barbie simplesmente assumem o controle de novo como que se elas não tivessem entendido o que levou toda a confusão que fez os Kens tomarem controle da Barbilandia após Ken (Ryan Gosling) ir para o mundo real e voltar, ou seja não aprenderam nada.
Os figurinos do filme são praticamente roupas rosas e estilosas, mostrando as características das Barbeis que elas têm uma tendencia para ficarem arrumadas. O figurino do Ken varia com o momento dele, antes de visitar o mundo real ele usa as roupas coloridas. Após voltar do mundo real Ken se veste diferente, utilizando um estilo totalmente diferente e roupas um pouco menos coloridas.
A cenografia é a melhor coisa do filme, o departamento da arte consegue construir um mundo totalmente colorido, tendo rosa como a principal cor. O mundo é muito bem representado nos mostrando que aquele mundo não é real, fazem isso a partir de vários objetos de cena. Em um momento temos a Barbie tomando uma xicara e ela está vazia, outra cena que mostra muito bem isso é quando o Ken vai ir surfar e as ondas são de mentira. O rosa no mundo da Barbie mostra que é um lugar feliz e divertido.
A fotografia é mediana, temos momentos em que se utiliza Planos que não fazem muito Sentido com que é necessário para a narrativa, enquadramentos errados em cenas que era algo totalmente diferente.
A Edição é bem clara, e flui bem de uma cena para outra. A montagem consegue impor um bom ritmo, mas isso não ajuda muito porque o que acontece na história não é interessante e não prende a atenção.
A trilha Sonora é bem utilizada e colocada nos momentos certos, até tem músicas que ajuda a trazer informações da narrativa como a música I’m Just Ken, que através da letra mostra como o Ken se sente e informa algo da narrativa, isso é usado muito em musicais.
As atuações dos atores são muito boas principalmente de Margot Robbie e Ryan Gosling. Margot Robbie tem uma atuação incrível e dá vida a Barbie, não tendo uma atriz melhor para esse papel. Ryan Gosling é quem tem grande destaque, sempre que aparece rouba a cena para si. Ele mostra como é um ator talentoso e versátil conseguindo fazer personagens totalmente diferentes ao longo de sua carreira e em nenhum momento fica preso a papéis antigos, consegue facilmente largar deles.
Se você tem um roteiro Ruim, é quase impossível ter um filme bom. Uma boa direção consegue transformar um roteiro bom em um grande filme, mas nada salva um roteiro Ruim. A direção de Grata Gerwig deixa a desejar, ela cria um filme cheio defeito que em nenhum momento consegue ser aquilo que se esperava.
Barbie é a grande decepção do ano até o momento. É claro que vai ter gente que vai gostar até por ser um filme engraçado e algumas pessoas vão se divertir assistindo, mas vai ter gente que vai odiar, esse filme é 8 ou 80, ou você ama, ou odeia. Barbie não vale o preço que se paga por um ingresso e pipoca, ou. Seja se for para assistir esse filme é melhor esperar sair em algum streaming.