Ferrugem e Osso é baseado nos contos do autor canadense Craig Davidson.
Durante o processo de adaptação, Jacques Audiard e o roteirista Thomas Bidegain tomaram algumas liberdades, alterando o livro de Craig Davidson. Os personagens Ali e Stéphanie, por exemplo, foram criados especialmente para o filme.
Esta é a terceira adaptação cinematográfica realizada pelo diretor Jacques Audiard. Ele já passou por esse processo nos filmes Regarde les hommes tomber (1994) e Un héros très discret (1996).
Em Ferrugem e Osso, diretor Jacques Audiard reuniu antigos colaboradores, como o diretor de fotografia Stéphane Fontaine, o diretor de arte Michel Barthélémy, o produtor Pascal Caucheteux, a figurinista Virginie Montel, o compositor Alexandre Desplat e a editora Juliette Welfling.
Escalada para Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Marion Cotillard não era autorizada a aceitar outro filme com gravações marcadas para a mesma época. Como a atriz queria muito participar de Ferrugem e Osso, a equipe de produção filmou as primeiras cenas em segredo, para não comprometer a atriz. Apesar disso, a revista Variety revelou o caso em uma das suas publicações.