Aposentados das funções militares, os ex-soldados Tom Davis (Ben Affleck), Santiago Garcia (Oscar Isaac), Francisco Morales (Pedro Pascal), William Miller (Charlie Hunnam) e Ben Miller (Garrett Hedlund) se veem juntos para elaborar um plano cujo objetivo é, literalmente, roubar um conhecido criminoso que reside na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Apesar do sucesso inicial da "missão", o grande desafio do grupo será concluir o que seria a etapa final do mirabolante plano, envolvendo não somente a fuga, mas suas consequências.
Apontado pelos produtores como longa de ação, OPERAÇÃO FRONTEIRA até tem sim algumas rápidas sequências, mas não reside neste gênero seu maior mérito, uma vez que o drama que cerca seus protagonistas seja o elemento preponderante na história escrita pela roteirista Mark Boal. Tal detalhe é bem desenvolvido ao elencar as motivações da cada membro do grupo e como isso representa a personalidade deles, deixando bem nítidas as percepções dos integrantes quanto às suas responsabilidades pessoais, civis e militares.
O desenvolvimento da história flui bem sob o comando do competente J.C. Chandor, incluindo a boa utilização de planos aéreos e cortes secos da montagem, culminando com tensão nos momentos certos sem jamais soar forçado. Há uma situação completamente inesperada próximo ao fim, além da conclusão adequada para o proposto pelo roteiro. Por fim, o longa pode não representar um marco do estilo do cinema, tem suas falhas, talvez a maior delas seja "enganar" o público com um trailer nem tão condizente com a proposta do filme, mas é um passatempo bem interessante se aceitar o que é apontado.
Elenco de primeira, boas cenas de ação, e uma trama muito interessante que nos prende do início ao fim. Operação Fronteira é uma ótima adição ao catálogo da Netflix, tem seus deslizes, mas da pra dizer que o quinteto principal consegue segurar a bronca. A direção é bem simples mas competente, fotografia linda com ótimas posições de câmeras, e temos uma trilha sonora muito boa também.Operação Fronteira subverte expectativas, é um filme até irônico por isso. onde o que ia parecer ser o mais complicado se torna até fácil. Faz uma crítica a ganância das pessoas também, bem sútil, mas faz, não achei muito clichê e gostei do ritmo do filme, em momento algum me senti desanimado em ver. Um filme que vale a pena assistir, exceto para aqueles que só querem ver tiroteios do inicio ao fim, muito bom.
Fiquei bastante intrigada com este filme, pois a todo momento eu esperava por algo e nada acontecia, perdi 2h e pouco com nada. O filme não foi bem contextualizado, e zero emoção pra um filme de ação.
O filme caracteriza o Brasil de uma forma totalmente errada a começas que não falamos espanhol, e tambem não moramos no mato, as favelas tambem são representadas de forma totalmente errada,
Tem boas cenas de ação, e a primeira parte que envolve o plano de roubo e junto com a execução é pura tensão. Após o roubo, o filme vai se perdendo um pouco, não mantendo o mesmo nível do inicio do filme. Eu gostei de Operação do Fronteira, mas não chega ser um filme memorável.
Filme que cumpre o seu papel: entretém. Boas atuações, apesar do Ben Affleck no elenco 🤭🤭 Curto muito filme de ação, e esse veio com uma temática diferente: até onde as pessoas são capazes de ir por dinheiro, além das consequências. Mas não surpreende, previsível que algo iria acontecer, o suspense ficou no "como".
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade