De Repente, Califórnia marcou o filme de estreia de Jonah Markowitz como diretor. Ele já havia trabalhando nos cargos de diretor de arte e designer gráfico em filmes como Rocky Balboa, Entrando Numa Fria Maior Ainda e Jogos Mortais.
De Repente, Califórnia ganhou inúmeros prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor Estreante em mais de dez Festivais de Cinema.
O filme marcou o primeiro projeto desenvolvido e produzido por here! Films’ Independent Film Initiative, uma iniciativa que apoia cineastas em seus esforços para realizar sua visão cinematográfica, dando a eles apoio financeiro, criativo e logístico, além de auxílio na exibição e distribuição da obra.
A trilha sonora de De Repente, Califórnia foi montada pela gravadora da rede de investidores, here! Tunes, que prezou por contratar bandas LGBT apesar de aceitar materiais de qualquer gênero, por artistas com qualquer orientação sexual. A trilha inclui canções da cantora e compositora texana Shane Mack, do artista de Boston Stewart Lewis e da banda homossexual indie-rock Dance Yourself To Death, de Toronto.
O artista contemporâneo Ryan Graeff trabalhou lado a lado com o diretor de arte Michael Fitzgerald para transformar e criar os ambientes mágicos para De Repente, Califórnia. Ryan ajudou a criar uma linguagem específica de imagem e estilo para o personagem Zach, usando formas e cores para retratar a evolução dele ao longo do filme. Conforme a história progride, as cores do personagem mostram como ele se transformou em uma figura paterna amorosa e cuidadosa para o seu sobrinho, e em um artista de rua maduro e talentoso.
Quando o diretor Jonah Markowitz selecionou o elenco, deixou claro que De Repente, Califórnia seria uma história sobre pessoas – não pessoas homossexuais. Markovitz também explorou o fato de que os dois atores principais Trevor Wright e Brad Rowe são heterossexuais, de forma a não focar o roteiro na experiência de ser gay, mas simplesmente abordar intimidade, fazendo uma história cujos elementos qualquer um puderia se identificar: conectar-se com os mais sinceros desejos de alguém, encontrar o amor, e criar uma família.