G.I. Joe - Retaliação tem como base a popular coleção de bonecos G.I. Joe (Comandos em Ação, no Brasil) criada em 1963, mais tarde relançada em formatos diferentes.
A expressão "G.I. Joe" significa "Global Integrated Joint Operating Entity".
O primeiro filme da franquia foi G.I. Joe - A Origem de Cobra (2009).
Originalmente, o longa se chamaria G.I. Joe: Cobra Strikes.
Este título remete ao jogo lançado no console Atari em 1983.
Apenas cinco atores de G.I. Joe - A Origem de Cobra estão de volta na sequência: Channing Tatum, Jonathan Pryce, Arnold Vosloo, Ray Park e Lee Byung-Hun.
O personagem Roadblock estava programado para aparecer no primeiro filme, mas só agora dá as caras na tela grande, interpretado por Dwayne "The Rock" Johnson.
Essa é a primeira vez em que Bruce Willis e Dwayne Johnson, dois grandes nomes do cinema de ação, trabalham juntos.
Os roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick são os mesmos de Zumbilândia.
A intenção era que a sequência fosse dirigida pelo mesmo Stephen Sommers, que conduziu o primeiro, mas o resultado considerado ruim pelos produtores o tirou do comando.
Sommers foi substituído por John M. Chu, cuja filmes mais recentes foram Ela Dança, Eu Danço 2 (2008), Ela Dança, Eu Danço 3 (2010) e Justin Bieber: Never Say Never (2011).
As filmagens aconteceram entre 15 de agosto e 24 de novembro de 2011.
Infelizmente, um andaime hidráulico caiu já perto do penúltimo dia filmagens e o acidente vitimou Mike Huber, integrante da equipe técnica em Nova Orleans.
O personagem Cobra Commander tem seu capacete preto com o desenho da cobra diferente em relação ao primeiro filme.
Inicialmente o filme seria lançado nos cinemas americanos em 29 de junho de 2012. Apesar de já ter iniciado uma forte campanha de divulgação do filme, que incluiu até mesmo um comercial de TV durante o intervalo do Super Bowl, a Paramount decidiu adiar o lançamento do filme em quase um ano, para 29 de março de 2013. Na época, a justificativa dada era que o filme seria convertido para o formato 3D, mas posteriormente foi revelado que Channing Tatum havia sido convocado para rodar cenas extras.
Em exibições-teste feitas ainda em 2012, foi constatado que o público queria mais cenas entre Channing Tatum e Dwayne Johnson. Além disto, Tatum estourou nas bilheterias com dois filmes: Anjos da Lei e Magic Mike.